Resumo

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Uma análise de necessidades de uso da língua inglesa por oficiais aviadores do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira

Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Mestrado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Si38a


Resumo:
Embora seja crescente o interesse por estudos voltados para o inglês necessário à aviação internacional, ainda se observa uma lacuna em investigações sobre as necessidades de uso de inglês por pilotos da aviação militar brasileira. Neste estudo, realizamos uma análise de necessidades de uso da língua inglesa por Oficiais Aviadores do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), popularmente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”. O EDA tem por missão representar a FAB e o Brasil por meio de demonstrações aéreas. Entre suas várias atribuições estão: representar a FAB no exterior e difundir a Política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica (COMAER). Por meio de uma pesquisa qualitativa, desenvolvemos um estudo de caso envolvendo vários procedimentos metodológicos, tais como entrevistas não estruturadas e semiestruturadas, grupos focais, análise documental e observação, bem como ouvimos diversos participantes – Pilotos em Atividade, Pilotos Veteranos e professores de inglês da Academia da Força Aérea Brasileira (AFA). A Análise da Situação Atual (PSA) demonstrou que, durante a formação dos futuros Oficiais Aviadores da FAB, a habilidade de produção oral em inglês – para fins específicos (ESP) e para fins gerais (EGP) – não tem sido diretamente avaliada. Não obstante, os resultados mostram que todos os 13 Pilotos em Atividade do EDA detinham, durante o estudo, o chamado “Cartão S”, que comprova proficiência em inglês geral, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo COMAER. A Análise da Situação Alvo (TSA) demonstra que a língua inglesa necessária ao grupo é multifacetada, pois inclui, durante as comunicações entre pilotos e controladores de voo, o uso de fraseologia padrão para situações rotineiras, e plain English, para situações não rotineiras. Em solo, há evidências de necessidade de uso de inglês geral (EGP) e vocabulário específico para aviação para o desempenho de tarefas administrativas e operacionais. Similarmente, o EGP e o vocabulário específico para aviação são necessários para a interação com o público, a imprensa, autoridades, membros de outras equipes, entre outros interlocutores, e também durante intercâmbios e o recebimento de visitas internacionais na sede do grupo. As comunicações podem ocorrer por meios diversos, tais como radiofonia, face a face e meios eletrônicos. As habilidades mais necessárias ao grupo são a compreensão oral e a produção oral, tanto em voo como em solo, em ESP e em EGP. Em alguns casos, as habilidades de compreensão escrita e produção escrita se fazem igualmente necessárias. Este estudo gera discussões teóricas e práticas sobre o ensino e a avaliação de inglês para aviação no âmbito militar brasileiro, o que pode fundamentar o desenvolvimento de cursos, syllabuses, a produção de material didático, o treinamento especializado de professores de inglês, além de ensejar novos estudos sobre aspectos metodológicos, que poderão ser úteis para a condução de outras análises de necessidades de línguas, na área militar ou não.

Palavras-chave: Brasil. Força Aérea Brasileira. Esquadrão de Demonstração Aérea; Aviadores militares - Brasil; Língua inglesa - Conversação e frases (para aviadores); Aprendizagem.

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