Resumo

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A (re)invenção de uma bailarina : um acidente... um corpo... uma dança

Nara Pratta

Orientador(a): Nina Virgínia de Araújo Leite

Doutorado em Linguística - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - P889r


Resumo:
A presente pesquisa tem como proposta abrir espaços de discussão de campos com conversações ainda incipientes: a Dança e a Psicanálise. Tal proposição foi viabilizada por meio do material escolhido como corpus de análise: trata-se da tese de doutorado da bailarina Silvia Susana Wolff (2010), tomada como um caso a ser lido à luz da Psicanálise. Mais especificamente, trata-se de acompanhar o percurso da bailarina na construção e reinvenção de enlaces possíveis com a dança e com a própria vida após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em meio aos pontos cruciais destacados pela bailarina em seu percurso de reconstrução – tais como a persistência na escrita de sua tese, da qual ela passa a ser sujeito, além da possibilidade de trabalhar com a dança como proposta de reabilitação para outros pacientes de AVC – a hipótese da leitura proposta é a de que modos diferentes de escrita se apresentam como fundamentais na sustentação de uma dança, de um sujeito do desejo. Desse modo, a escrita de sua história, como uma forma de escrita autobiográfica em sua tese, revela um tipo de escrita que lhe permitiu investir novamente em uma coreo/grafia e sustentar uma posição de « ser bailarina ». Outro delineamento proposto, alinhado com a abordagem que Lacan dá ao caso de James Joyce, e considerando o « ser bailarina » que se promove no caso de Silvia com estatuto de Nome-Próprio, é a reinvenção no campo do sinthomático, ao problematizar possibilidades de amarração sustentadas dela via de diferentes grafias. A Psicanálise foi utilizada como método de leitura, mais especificamente o lugar da psicanálise proposto por Lacan como psicanálise em extensão, o que se distancia de uma psicanálise aplicada. Nesse sentido, pretende-se adentrar no campo conceitual da Dança, visando à realização de um percurso histórico e a um enlace do olhar da Psicanálise no que concerne ao sujeito que dança e para quem ele dança, a fim de acompanhar a trajetória descrita pela bailarina no referido material. Em meio a inúmeros saberes propostos nos campos da Dança e da Psicanálise, qual o interesse em pensar esta conversação? O que move um corpo? Posteriormente, seguindo a lógica do material estudado, objetiva-se um olhar, por meio do referencial psicanalítico, para a construção pela bailarina de outros modos de dançar, de outros sentidos para sua própria dança após o AVC. Intenciona-se assim não só responder a inquietações de uma pesquisadora, mas também promover contribuições para um campo ainda pouco explorado pela Psicanálise, além de reflexões que tangenciam a clínica contemporânea.

Palavras-chave: Lacan, Jacques, 1901-1981. <em>Sinthome</em> - Crítica e interpretação; Wolff, Silvia Susana. Momento de transição - Estudo de casos; Psicanálise lacaniana; Dança; Corpo como suporte da arte; Escrita; Acidente vascular cerebral - Pacientes - Reabilitação.

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