Bibliotecas universitárias : cenários de divulgação científica?

Maria Marta Nascimento

Orientador(a): Vera Regina Toledo Camargo

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - N17b

A proposta deste trabalho é discutir e compreender as bibliotecas universitárias como canal/espaço para a atuação na divulgação científica. Caracteriza-se como pesquisa descritiva e utiliza metodologia híbrida, com ênfase no estudo de caso, aplicando técnicas de questionário, levantamento de dados e análise documental. Considerando os desafios enfrentados pelas bibliotecas universitárias em tempos de mudanças, principalmente com a inserção das tecnologias de informação e comunicação, nos apoiamos nas contribuições das áreas da Comunicação e Ciência da Informação para investigar e compreender quais ações, produtos e serviços podem ser planejados e desenvolvidos para que essas bibliotecas se consolidem como canal de socialização do conhecimento científico e tecnológico para o público geral. Selecionamos, como corpo da pesquisa, as bibliotecas que compõem os Sistemas de Bibliotecas das três universidades estaduais paulistas (SIBi-USP, SBU-Unicamp e CGB-Unesp). Compõem a amostra 108 bibliotecas. A escolha dessas bibliotecas justifica-se pela comprovada importância de tais universidades na produção científica brasileira. Esta discussão foi norteada pelas seguintes perguntas: É possível fazer divulgação científica nas bibliotecas universitárias? Os bibliotecários estão capacitados para atuarem na divulgação científica e tecnológica? As bibliotecas dos Sistemas USP, Unicamp e Unesp realizam divulgação científica? Os bibliotecários dessas universidades estão familiarizados com o conceito e as ações de divulgação científica? Os gestores das bibliotecas pesquisadas reconhecem as bibliotecas universitárias como espaços e/ou canais de divulgação científica? Para conduzir esta reflexão, recuperamos alguns conceitos da área da Comunicação empregados, também, na Ciência da Informação, como: difusão, disseminação, divulgação, que contribuem para caracterizar a experiência de comunicar ciência intra e extra pares. Além disso, focamos nosso olhar para o profissional da informação, buscando compreender novos delineamentos de atuação. Ao término da pesquisa foi possível identificar as ações de divulgação científica praticadas pelas bibliotecas universitárias internacionais, nacionais e, especificamente, as que estão sendo desenvolvidas nas bibliotecas das universidades públicas paulistas. Concluímos que as bibliotecas universitárias desempenham importante papel no ciclo de produção-comunicação do conhecimento científico e possuem potencial para atuação na divulgação científica. Mesmo assim, nos sistemas de bibliotecas pesquisados não se identificaram metas sistêmicas voltadas às ações de divulgação científica. Nas bibliotecas, individualmente, ainda são poucas as ações de divulgação científica realizadas, apesar de evidenciarmos potencial para isso.

Palavras-chave: Universidade de São Paulo. Sistema Integrado de Bibliotecas; Universidade Estadual de Campinas. Sistema de Bibliotecas da UNICAMP; Universidade Estadual Paulista. Coordenadoria Geral de Bibliotecas; Divulgação científica - Brasil; Bibliotecas universitárias - São Paulo (Estado).