Letramentos (en)formados por relações dialógicas na universidade : (res)significações e refrações com tecnologias digitais

Flávia Danielle Sordi Silva Miranda

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Doutorado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M672L

Neste trabalho, foram investigadas práticas letradas em um curso de uma universidade pública brasileira a partir de uma disciplina didático-pedagógica denominada Estágio Supervisionado. Buscou-se compreender como se (en)formaram práticas de letramentos acadêmicos no contexto estudado e como tecnologias digitais puderam (res)significá-las e refratá-las. Situada na Linguística Aplicada, a pesquisa foi incitada por inquietações da “modernidade recente” (MOITA LOPES, 2013) acerca de relações dialógicas entre práticas letradas cujos interesses, embora muito motivados para investigações sobre o contexto escolar, morosamente vêm se voltando ao acadêmico-universitário (LEA, 2013a; LILLIS; HARRINGTON; LEA; MITCHELL, 2016) e seus enlaces com tecnologias digitais. A articulação entre letramentos acadêmicos, profissionais e tecnologias digitais contemplando contextos extraverbais sustentou a base qualitativa do trabalho que foi desenvolvido etnograficamente como “forma de teorização profunda” (LILLIS, 2008) pela correlação de dados (enunciados concretos) de naturezas diversas do contexto do curso de Letras (documentos da Unicamp, entrevistas com professores e alunos e questionários aos últimos), do contexto da disciplina oferecida no 1º semestre do ano de 2013 (gravação das aulas e interações em plataforma on-line, vídeos gerados dos computadores em uso pelos universitários, diários de campo, questionários com os discentes e várias versões de suas produções acadêmicas) e do contexto da universidade pública brasileira (documentos oficiais brasileiros, leis e diretrizes) para reflexões concomitantes. A união dos quadros teórico-epistemológicos dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2003; KLEIMAN, 2005) e Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998) ao enfoque enunciativo-discursivo do Círculo de Bakhtin permitiu a relativização de noções cristalizadas para os estudos dos letramentos como identidade, agência e poder e a proposição de renovações desses conceitos para embasar estudos mais dialógicos. Também permitiu a defesa da tese de que os letramentos (acadêmicos) não teriam formas próprias, mas são inconformados e plasmados pelas relações dialógicas na universidade, com ou sem tecnologias digitais. Com foco neste último tipo de relações, foram observados “episódios-chave” (DEY, 1993) ao longo da prática de elaboração de materiais didáticos para alunos do Ensino Básico na disciplina. Essa observação culminou em percepções analíticas sobre (i) elevado uso de tecnologias digitais para a composição dos materiais e (ii) poucas propostas de atividades em que as tecnologias digitais estivessem presentes. A aparente dicotomia entre a mobilização de tecnologias digitais no processo de produção e no objeto produzido mostrou a predominância de letramentos dominantes, marcados pelo trabalho com gêneros acadêmicos escritos e de uma concepção de material didático de Língua Portuguesa voltado a aspectos linguístico-discursivos de alguns gêneros e de algumas práticas sociais a serem escolarizados. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciam as relações dialógicas entre os letramentos acadêmicos e profissionais quando se busca compreender a incorporação (ou não) de tecnologias digitais, podendo contribuir para que os letramentos promovidos na universidade sejam considerados dentro dessa amplitude de relações que poderá tanto colaborar com o entendimento de práticas opacas de letramentos acadêmicos, quanto para melhor plasmar a formação inicial de futuros docentes de língua(s) e dos formadores de professores.

Palavras-chave: Letramento - Estudo e ensino (Superior) - Brasil; Tecnologia digital; Professores - Formação; Língua portuguesa - Formação de professores; Dialogismo; Sociolinguística.