Simulacros desterritorializados : uma análise do discurso sobre as novas tecnologias em materiais didáticos de LI

Silvelena Cosmo Dias

Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini

Doutorado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - D543s

Esta pesquisa objetivou problematizar a maneira como uma coletânea de material didático de língua inglesa (LI) - integrante do Programa Nacional do Livro Didático 2012 (PNLD 2012) -se apropria do discurso sobre as novas tecnologias, de modo que foi possível entrever o imbricamento entre as representações sobre aluno, professor, novas tecnologias e sobre o processo de ensino e aprendizagem de LI. O aporte teórico de sustentação para o desenvolvimento do qual nos propomos se situa numa perspectiva denominada discursivo-desconstrutivista, balizada pelas teorias do discurso, com base em Foucault, pela desconstrução derrideana, que nos permite problematizar o que parece evidente e natural, e pela psicanálise lacaniana, no diz respeito ao sujeito descentrado, cindido, sujeito do inconsciente, da falta e do desejo, constituído pela linguagem porosa, obscura e equívoca. A partir do pressuposto de que os livros didáticos procuram se adequar às exigências do momento sociopolítico e histórico em que vivemos, buscam se inovar, mesmo que ilusoriamente, e tentam trazer o que editores e autores de livros julgam ser, tanto para o aluno quanto para o professor, significativo, novo e diferente como estratégia para atraírem ou motivarem seus usuários (CORACINI, 2011f), defendemos a hipótese de que tanto o discurso político educacional quanto o discurso didático pedagógico se apropriam do discurso contemporâneo sobre as novas tecnologias, provocando mudanças, transforma(ta)ções nas atividades didático-pedagógicas. Nessa junção teórico-metodológica, os resultados de análise decorrem da análise de um corpus constituído de sete coleções de LD de LI - exemplares do professor - para o ensino médio, acompanhadas dos CDs em áudio. Os recortes discursivos significativos e representativos da apropriação do discurso sobre as novas tecnologias se constituem de imagens, ilustrações, fotos, atividades (orais ou escritas) e textos que abordam e demandam questões sobre as tecnologias. Procuramos buscar na análise o entendimento das relações entre a materialidade linguística e o processo sócio-histórico na contemporaneidade, as quais circundam os processos de construção de sentidos, ou seja, os processos de funcionamento discursivo. Os resultados de análise, pautados pelas regularidades linguístico-discursivas, foram organizados em três eixos: o mesmo, o velho e o repetível no dessemelhante, no novo e no diferível; corpo materializado/virtualizado; desterritorialização: uma questão de simulacro. Constatamos que o mito do novo, o mito da internet e o mito da globalização se presentificam nas escolhas dos textos do LD de LI que circulam no âmbito digital, nas imagens ilustrativas, nas atividades didáticas, nas temáticas de textos e de unidades temáticas. O querer parecer tela on-line do LD de LI aponta para a desterritorialização do próprio material didático; para o exercício da função de dispositivo de controle, que revestido de uma “nova” roupagem, tenta seduzir o aluno, capturá-lo, como uma forma de motivação ao aprendizado da LI, à inserção no mundo do trabalho e, consequentemente, à ascensão social. Na relação intrínseca entre poder-saber (FOUCAULT, 1999), o LD de LI exala efeitos de sentido de poder que possa de alguma maneira, contribuir para a inclusão não só do aluno, mas também do professor no mundo digital, transforma(ta)ndo as atividades didático-pedagógicas em simulacro.

Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino - Compêndios para estrangeiros; Livros didáticos; Tecnologia educacional; Comunicação na tecnologia; Análise do discurso; Imitação; Territorialidade humana.