Compreensão auditiva extensiva na percepção de alunos de Inglês : um estudo Q

Orientador(a): Linda Gentry El-Dash

Mestrado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - H863c

A compreensão auditiva extensiva (CAE) surgiu nos últimos anos como uma alternativa para o ensino da compreensão auditiva (CA), e tem por objetivo aumentar o contato auditivo do aprendiz de um idioma com a língua alvo. A CAE foi idealizada a partir de estudos sobre a leitura extensiva (LE) e por isso mantém uma estreita relação com os pressupostos teóricos desta habilidade, uma vez que seu arcabouço teórico ainda está em desenvolvimento. Por ser um campo de investigação recente, e quase que totalmente desconhecido no ensino/aprendizagem de língua estrangeira (L2), as pesquisas nessa área se assemelham aos manuais de instrução, pois tentam mostrar passo a passo um programa da CAE. Por apresentar esta perspectiva, foi que se lançou em uma reflexão acerca do ponto de vista de alunos de inglês, para melhor compreender o que pensavam sobre o ensino da CAE, dos áudios utilizados dentro e fora de sala de aula, e da importância dessas atividades para o desenvolvimento da CA. Ao compreender o que os alunos pensavam, buscou-se uma visão mais aprofundada dos processos que envolvem o ensino/aprendizagem da CA, a fim de torná-los mais visíveis e eficientes. Para alcançar esses objetivos a metodologia usada se preocupou em minimizar a influência do pesquisador e maximizar a oportunidade de explorar pontos de vista sobre a CAE. Este estudo, através da metodologia Q, proporcionou as condições necessárias para esclarecer as opiniões dos participantes sobre a CAE de forma construtiva sem violar sua privacidade. Ao agrupar os participantes com pontos de vista semelhantes, a metodologia Q deu mais força à voz desses alunos para expressarem o que pensavam sobre a forma de aprender e ensinar a CA. Três fatores/perfiz emergiram desse estudo e junto com eles surgiram uma série de diferenças e semelhanças na forma dos alunos pensarem sobre a CAE. O fator/ perfil 1 demonstrou foco maior no processo de aprendizagem, enquanto que fator/ perfil 2 teve um foco maior na comunicação, já o fator/perfil 3 revelou as várias dificuldades de aprendizagem. A maneira como a CAE é vista e a lógica por trás de cada uma destas percepções me fez ponderar sobre como melhorar o ensino/aprendizagem da CA a partir da perspectiva do aluno. Balizados nesses resultados concluiu-se, entre outras características, que dois pontos foram decisivos para determinar o nível de correlação entre os fatores: a motivação para estudar inglês e a tradução habitual. Os resultados também mostraram a influência positiva da combinação da CAE e da LE no desenvolvimento das estratégias metacognitivas de autoavaliação e monitoração, sem a necessidade de ensiná-las diretamente (fatores/perfiz 1 e 2). Os participantes desse estudo também foram favoráveis à rotina de repetir áudios longos para o desenvolvimento da CA. A prática da CAE também levou esses aprendizes a superar a ansiedade. Por outro lado, percebeu-se o impacto negativo da prática da tradução habitual na aquisição da CA (fator/perfil 3), levando os alunos a dependerem do texto escrito para poderem compreender a língua falada.

Palavras-chave: Compreensão auditiva; Metodologia Q; Estratégias.