Práticas colaborativas de escrita em disciplina de língua inglesa de curso militar

Viviane de Fátima Pettirossi Raulik

Orientador(a): Petrilson Alan Pinheiro da Silva

Mestrado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - R192p

O objetivo desta dissertação é analisar as práticas colaborativas de escrita que surgem durante uma atividade realizada por meio da ferramenta digital Google Drive que facilita e potencializa o trabalho colaborativo e que contou com a participação de alunos do primeiro ano de uma escola militar, todos voluntários da disciplina Inglês I, no primeiro semestre de 2015. A escola recebe anualmente alunos exclusivamente do sexo masculino, de todas as regiões do Brasil, entre 17 e 22 anos de idade, com ensino médio completo. Os participantes foram divididos em dois grupos e o contexto gerador de dados foi a produção colaborativa de textos em inglês que pudessem vir a fazer parte de um website de divulgação de nossa instituição, cujo principal tema era descrever atividades e particularidades da rotina de internato e da formação militar. Participei também como membro do grupo e contribuía com correções, sugestões e mensagens de incentivo.Tudo acontece dentro da segunda unidade didática do livro didático, cujo tema é “rotina”, na qual se apresenta o tempo verbal Simple Present. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação com observação participante. A atividade de escrita foi realizada através de recursos da Web 2.0 (O’REILLY, 2005) que permitem a participação dos usuários no processo produtivo. Esse tipo de participação, por sua vez, gerou novas práticas sociais via internet que considero neste trabalho como novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007). A perspectiva dos novos letramentos tenta incentivar professores na busca por tarefas escolares em meio digital que tenham não apenas novos aspectos técnicos, mas que também explorem o meio digital como espaço onde se esboçam novas condutas (ROJO; BARBOSA, 2014). Esta proposta também tem como base as reflexões do Grupo de Nova Londres (NLG) (1996; 2000), que propõe que conteúdos escolares sejam cada vez menos descontextualizados e fragmentados, que sejam abordados incorporando-se contextos sociais e culturais e considerando-se que as tecnologias da informação e comunicação possibilitam novas e diferentes maneiras de se produzir um texto. Os conceitos vigotskianos de mediação e Zona Proximal de Desenvolvimento (VIGOTSKI, 2007[1930]) fazem a ponte necessária entre a pedagogia dos multiletramentos e as práticas colaborativas de escrita (PINHEIRO, 2013) em meio digital. Os resultados mostram que as práticas colaborativas de escrita assumem uma variedade de formas, variam de acordo com os parceiros sociais envolvidos e também são influenciadas pelo contexto histórico/institucional. Através da mediação, no entanto, é possível transformar a compreensão da atividade e redirecionar essas práticas visando um novo letramento. O projeto pode ser considerado uma amostra válida de como se dá um processo social de construção conjunta de conhecimento através de interação em meio digital, pois os alunos, além de usarem suas vivências mais significativas como ponto de partida, também puderam transitar por diferentes crenças e comportamentos.

Palavras-chave: Multiletramentos; Tecnologia da informação; Práticas colaborativas de escrita; Internet na educação; Língua inglesa - Estudo e ensino; Educação militar - Brasil.