Afinal, o que é o estágio supervisionado? De labirinto a entrelugar : o estágio proposto pela Universidade na visão dos estagiários

Marília Curado Valsechi

Orientador(a): Ângela Kleiman

Doutorado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - V248a

Esta pesquisa investigou o estágio supervisionado do curso de Letras noturno de uma universidade pública paulista com o objetivo de analisar os modos de inserção de estagiários nas práticas acadêmicas e profissionais dessa situação específica de estágio. O estudo foi motivado pela minha experiência profissional como professora formadora, responsável pelas disciplinas de estágio em língua materna das turmas do período noturno da instituição de ensino superior pública na qual atuei em caráter temporário. Tradicionalmente investigado na área da Educação, o estágio supervisionado tem se tornado objeto de pesquisa de áreas como a Linguística Aplicada (LA), a exemplo desta tese. Inserida no Grupo Letramento do Professor, esta pesquisa partilha tanto da responsabilidade ética e social da LA transdisciplinar quanto dos compromissos ético-políticos do Grupo, ao visar contribuir para a formação docente numa perspectiva colaborativa e legitimadora do trabalho do professor. De natureza qualitativo-interpretativista e cunho etnográfico, este estudo lança mão de um amplo conjunto de dados, gerados durante minha atuação como professora substituta na instituição: meu planejamento da disciplina, meus diários de campo, produzidos em função das aulas na universidade, aulas áudio-gravadas na universidade e textos produzidos pelos estagiários (relatórios de estágio, comentários postados no blog da disciplina, questionário de avaliação de disciplina), documentos da universidade, além de entrevistas semiestruturadas com alguns professores formados (“ex estagiários”). São focalizados 20 alunos estagiários da turma de 30 alunos para a qual ministrei disciplinas de estágio em 2011 e 2012. A teia teórica transdisciplinar deste estudo é construída, principalmente, pelo entrelaçamento da teoria sócio-enunciativa do Círculo de Bakhtin e pela teoria sociocultural dos Estudos de Letramento. A análise dos documentos da universidade revela o conjunto de forças que atuam sobre a cadeia da comunicação verbal desta esfera, evidenciando a tensão das assimetrias de poder da instituição. A descrição e análise da primeira disciplina de estágio mostrou que os alunos ecoam vozes sociais tradicionais relacionadas à prática escolar, baseadas no controle e na disciplina. Já a análise das práticas letradas na segunda disciplina mostrou que os estagiários são inseridos em práticas de letramento acadêmico ocultas, de mistério (LILLIS, 2001), descoladas de sua realidade e alheias aos seus propósitos de letramento. Os estagiários também se envolvem, na disciplina de estágio, em práticas situadas, colaborativas, explícitas, com objetivos compreensíveis, quando uma abordagem de ensino culturalmente sensível aos sujeitos é adotada. Estas práticas viabilizam a negociação entre os letramentos acadêmico e profissional docente, potencializando a configuração do estágio (disciplina e atividades) como entrelugar socioprofissional (REICHMANN, 2015) e favorecendo o fortalecimento da construção identitária profissional do aluno. Tais (re)configurações, no entanto, dependem também da construção pessoal dos sujeitos envolvidos. A análise das construções da trajetória no conjunto de eventos de estágio por dois ex estagiários revela que, enquanto para um sujeito o estágio parece se aproximar do que designo metaforicamente como labirinto, para outro, está próximo da noção de entrelugar socioprofissional. Os resultados da pesquisa apontam tanto para a necessidade de mudança na universidade quanto para a importância de promoção de práticas mais explícitas, legitimadoras da agência do estagiário.

Palavras-chave: Programas de estágios; Professores - Formação; Língua portuguesa - Estudo e ensino; Letramento - Estudo e ensino (Superior); Análise do discurso; Estudantes Universitários; Universidades e faculdades públicas - Brasil.