Discursos sobre a leitura no Brasil : dos documentos oficiais e do livro (no) digital

Cidarley Grecco Fernandes Coelho

Orientador(a): Claudia Regina Castellanos Pfeiffer

Mestrado em Linguística - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - C65d

Esse trabalho propõe uma reflexão a respeito dos discursos sobre a leitura. Para tanto, vale-se do arcabouço teórico da Análise de Discurso, considerando as condições de produção desses discursos e o modo como eles se textualizam numa política nacional de incentivo à leitura; na legislação que versa sobre bibliotecas e sobre a própria definição de livro. Além disso, interessa para nossa análise, a textualização dos discursos sobre a leitura em postagens de sujeitos em rede digital. A análise dessas discursividades busca uma compreensão dos efeitos de sentido de leitura, livro, biblioteca, levando em conta o desenvolvimento das tecnologias digitais. Diante disso, consideramos o funcionamento do pré-construído de uma falta de leitores/leitura em uma formação discursiva do incentivo para buscar compreender os sentidos de desescolarização da leitura, de um lado, e escolarização de espaços urbanos e digitais, de outro. Esse movimento de sentido se constitui como questão de pesquisa na medida em que significa a leitura deslocando-a de seu lugar legitimado – a escola – e produzindo para ela outros sentidos, em outros espaços – a rua, o metrô, as redes sociais digitais. Nessa perspectiva, refletimos sobre os sentidos possíveis para biblioteca, mais especificamente a escolar, em seu processo de significação, na relação com o processo discursivo do digital, para compreender como sentidos de depósito e disponibilização conformam um discurso sobre bibliotecas com possibilidade infinita de estocagem e democratização do acesso, contrapondo-se à fragilidade da estrutura escolar. Nessa medida, analisamos de que modo os discursos individuam os sujeitos e produzem efeitos de sentidos na rede e na cidade, bem como as condições de produção dos discursos dos documentos oficiais e dos sujeitos no digital pelo funcionamento de um processo amalgâmico da relação entre livro, leitura, biblioteca e (novas) tecnologias, objetos que, no discurso do incentivo à leitura, estão colocados em relações de força. Por fim, o dispositivo analítico discute a circulação de sentidos para livro, leitores e leitura, partindo do discurso jurídico e chegando às redes sociais digitais e projetos de incentivo à leitura que circulam no urbano e na Internet propondo que há um movimento de construção de um saber urbano desescolarizado. Movimento este que, do modo como significa o discurso do incentivo, produz um apagamento do político, mas que, pelo simbólico, se replica no corpo da cidade, nas redes digitais, produzindo deslizamentos para sentidos saturados e que pedem silêncio.

Palavras-chave: Análise do discurso; Políticas públicas; Leitura; Escola; Tecnologia.