Trajetórias transmídia de leitura literária na escola

Bruno Cuter Albanese

Orientador(a): Petrilson Alan Pinheiro da Silva

Mestrado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - AL13t

Situada no campo aplicado de estudos da linguagem, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar o processo de leitura subjetiva do texto literário de alunos do nono ano do ensino fundamental em um trabalho de adaptação da obra Senhora, de José de Alencar, para um curta-metragem. O corpus da pesquisa foi coletado durante os meses de maio a novembro de 2014, através de uma pesquisa-ação em que o projeto de ensino Cinema Literário foi aplicado em uma escola da rede particular de ensino de uma cidade do interior paulista. Os registros eram constituídos por gravações audiovisuais das oficinas, diário de campo do pesquisador, roteiro escrito pelos alunos e pelo curta-metragem. Os registros foram triangulados de maneira a entender o processo de apropriação do romance em três mudanças significativas entre a obra de Alencar e a obra dos alunos. As análises foram baseadas na articulação de três conceitos: o de narrativa transmídia (JENKINS, 2009; DENA, 2009); o de leitura subjetiva do texto literário (ROUXEL, 2012, 2013; LANGLADE, 2013; JOUVE, 2013); e o do designer de significados (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996; COPE E KALANTZIS, 2009). Os resultados dos dados mostram que o processo de leitura subjetiva da obra literária envolveu a construção de uma trajetória em que os alunos ressignificaram elementos do romance que não lhes eram familiares ou coerentes com suas experiências de mundo com elementos de seus próprios repertórios, especialmente com referências de mídias audiovisuais. Também foi possível afirmar a partir das análises que as narrativas transmídia em um projeto de leitura literária permitem que os alunos se apropriem do texto literário de maneira a torná-lo parte de sua própria coleção e não mais como um elemento do repertório escolar que tem seu sentido estabelecido à priori da leitura.

Palavras-chave: Alencar, José de, 1829-1877. Senhora - Adaptações para cinema; Literatura brasileira - Estudo e ensino (Ensino fundamental); Leitura (Ensino fundamental); Multimídia interativa; Análise do discurso literário; Língua materna - Estudo e ensino; Letramento.