Produção oral no seminário: possíveis apropriações em uma prática de ensino

Patrícia Raquel de Freitas

Orientador(a): Márcia Rodrigues de Souza Mendonça

Mestrado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - F884p

Este trabalho tem como objetivo trazer o relato de uma situação de ensino-aprendizagem do gênero seminário em uma classe da 3ª série do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de São Paulo e a análise dos dados gerados nessa situação. Foi realizada uma pesquisa de cunho etnográfico-colaborativo com o objetivo geral de analisar a aplicação de uma proposta de ensino do seminário observando se e como ocorrem apropriações dos alunos na produção do gênero em um projeto de elaboração de um trabalho de conclusão de curso para as disciplinas de sociologia e filosofia. Como objetivos específicos, pretendeu-se descrever as atividades de ensino explícito do seminário nas aulas de língua portuguesa, filosofia e sociologia e observar quais são as principais diferenças entre os seminários produzidos antes e depois da intervenção didática, analisando quais são os eventuais impactos das intervenções propostas pelo professor colaborador, que ministrou as disciplinas de filosofia e sociologia, e pela pesquisadora, na condição de professora de língua portuguesa da turma, na apropriação do gênero. Para atingir esses objetivos, primeiramente foi feita uma revisão da teoria sobre oralidade e letramento, baseada nos estudos sobre o contínuo entre oralidade e escrita discutidos, no Brasil, principalmente por Marcuschi (2001; 2010[2000]). Em seguida, analisaram-se os documentos oficiais do ensino, buscando orientações sobre o ensino da oralidade e de gêneros orais. Para melhor compreensão do objeto de estudo e orientação na elaboração das atividades didáticas sobre o seminário, buscaram-se as teorias do Grupo de Genebra (SCHENUWLY, 2011[2004]; DOLZ & SCHNEUWLY, 2011[2004]; SCHNEUWLY & DOLZ, 2011[2004]; DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2011[2004] e DE PIETRO & SCHNEUWLY, 2006) sobre a oralidade, o gênero seminário, a modelização e a sequência didática. Buscou-se ainda, na Pedagogia dos Multiletramentos (NLG, 1996; COPE, KALANTZIS, 2009) embasamento teórico para realizar a análise das apropriações feitas pelos alunos. Para isso, utilizou-se o conceito de Design trazido pela referida pedagogia. Na pesquisa de campo, foram geradas gravações de áudio e vídeo e anotações de diário de campo, que compuseram o material principal de análise. Na análise dos dados, observou-se a apropriação do gênero seminário baseada principalmente em quatro aspectos ensináveis, trazidos pela teoria do Grupo de Genebra e complementados pelas teorias sobre multimodalidade: situação comunicativa, estrutura interna do gênero, características linguísticas e multimodalidade do gênero. Observou-se, assim, que, apesar de o seminário ser um gênero comum e conhecido dos alunos, ainda restavam dúvidas e houve inadequações em sua realização inicial, o que se buscou corrigir e aprimorar com as atividades didáticas. Ao final do projeto, notou-se que os alunos se apropriaram de alguns aspectos trabalhados durante as aulas. Outros aspectos tiveram uma apropriação diferente da prevista inicialmente. Constatou-se, ainda, a necessidade de se rever algumas práticas didáticas, bem como da urgência de um trabalho progressivo e sistemático da oralidade na escola que leve os alunos a desenvolverem as competências linguísticas orais necessárias para uma participação cidadã ao final do ensino básico.

Palavras-chave: Língua portuguesa (Ensino médio) - Estudo e ensino; Aprendizagem; Seminários; Oralidade; Exposição oral; Estudantes do ensino médio - São Paulo (Estado); Escolas públicas - São Paulo (Estado).