Efeito retroativo de um exame de proficiência em língua inglesa em um núcleo de línguas do programa Inglês sem Fronteiras

Eliana Kobayashi

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Doutorado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - K792e

O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), lançado pelo Governo Federal em 2010 com o objetivo de promover a internacionalização da ciência e tecnologia por meio do intercâmbio internacional de alunos de graduação e de pós-graduação, provocou mudanças no ensino de língua inglesa no Brasil. Diante do baixo índice de aprovação dos alunos brasileiros nos exames de proficiência internacionais exigidos pelas universidades estrangeiras, o Governo implantou o programa Inglês sem Fronteiras, que tinha três ações principais: aplicação de exame, no caso o TOEFL ITP; curso de inglês online (My English Online) e cursos presenciais em Núcleos de Línguas (NuClis) instalados em instituições federais como parte do programa. Embora muitas pesquisas estejam investigando os diversos aspectos existentes nessa nova situação de ensino, verificamos uma carência de estudos que focalizem o efeito retroativo que os exames de proficiência exigidos no CsF poderiam estar causando. De acordo com Alderson, Wall (1993), efeito retroativo refere-se às influências positivas ou negativas que exames exercem no ensino e na aprendizagem. Contudo, conforme alertam os autores, para compreender esse fenômeno, torna-se necessário uma investigação empírica para identificar seus aspectos e dimensões ao invés de se acreditar na sua natureza determinista. Esta tese analisou como a necessidade de um certificado internacional de proficiência em língua estrangeira, no caso o exame TOEFL IBT, para a participação no CsF tem influenciado o ensino de inglês em cursos presenciais do programa IsF em um Núcleo de Línguas de uma universidade federal. Para tanto, foram observadas aulas de dois cursos presenciais, um voltado para o convívio social e o outro preparatório para o TOEFL IBT, um questionário foi aplicado junto à coordenadora pedagógica, professores foram entrevistados e os alunos participaram de sessões de grupo focal. Além disso, o exame de proficiência, materiais didáticos e documentos relativos ao IsF também foram analisados. Os resultados demonstram efeito retroativo forte do formato e conteúdo nas aulas, assim como na utilização do material didático no curso preparatório. Porém, foi constatado que os professores buscam maneiras de operacionalizar a visão de linguagem e abordagem de ensino que possuem e demonstram atitudes e percepções distintas sobre o exame. Não houve evidências de efeito retroativo nas aulas do outro curso. Entretanto, foi identificado que os alunos de ambos os cursos passaram a estudar mais devido ao interesse no exame de proficiência. Este trabalho discute ainda as dimensões do efeito retroativo encontrado (WATANABE, 1997) e traz reflexões sobre a relação do exame, fenômeno e política linguística (SHOHAMY, 2001, 2006).

Palavras-chave: Efeito retroativo; Avaliação de proficiência; Língua inglesa - Exames, questões, etc.