Resumo

Versão para impressão
A moeda inovativa: comunicação, confiança e inovação em empresas: o caso da Embraer

José Ricardo Bueno Manini

Orientador(a): Maria das Graças Conde Caldas

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M314m


Resumo:
Esta pesquisa de mestrado discute as relações entre comunicação e processos inovativos. O trabalho está alicerçado em uma perspectiva evolucionária e institucional da inovação, bem como nas relações entre esse arcabouço teórico, o conhecimento e a comunicação. Essa perspectiva evolucionária e institucional do processo econômico pode ser encontrada, em maior ou menor grau, em autores como Veblen (1898), Schumpeter (1911) e Hayek (1945). Também guardam relações significativas com essa perspectiva o recente trabalho de autores pertencentes aos ramos da Economia Evolucionária Neo-Schumpeteriana (Nelson e Winter, 1982) e da Nova Economia Institucional (NEI), como Douglass North (1990). O trabalho analisa como os conceitos de busca, rotina e seleção, emprestados da Economia Evolucionária Neo-Schumpeteriana, se relacionam com a comunicação organizacional, em termos de formas e conteúdo. O trabalho utiliza a metodologia de Selltiz (1974), de natureza qualitativa. A dissertação examina como as rotinas comunicativas de empresas contribuem para suas atividades inovativas. Por fim, verifica, com essa base teórica e a partir de pesquisa de campo em uma empresa do setor aeronáutico, a Embraer, o modo pelo qual esses processos comunicacionais contribuem para a evolução da tecnologia e inovação. Observa, também, como a relação entre confiança e comunicação facilita os processos inovativos e indica o papel das intersecções existentes entre essa empresa, o mercado e outras instituições, como a universidade. As conclusões do trabalho indicam que a Embraer tem rotinas comunicacionais que são criadas a fim de que os funcionários compreendam o conteúdo passado. Mostram, também, que a empresa consegue desenvolver quantidade adequada de moeda inovativa, isso é, relação mútua entre confiança e comunicação entre os seus empregados, com clientes e com outras organizações.

Palavras-chave: EMBRAER; Comunicação nas organizações; Inovação tecnológica - Brasil; Economia evolucionária; Economia institucional.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.