Oficina de fanfictions na escola: uma análise das práticas de revisão e reescrita

Larissa Giacometti Paris

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Mestrado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - P218o

Nesta dissertação, são analisadas as narrativas produzidas por alunos do Ensino Médio de uma escola do interior do estado de São Paulo em uma oficina de escrita de fanfictions com participação voluntária, em que os sujeitos posicionaram-se como escritores de suas histórias assim como revisores dos textos de seus colegas. Trata-se de uma investigação situada na área dos saberes da Linguística Aplicada, de cunho qualitativo, com geração de registros sob as metodologias do estudo de caso e da pesquisa-ação. Fanfictions são histórias escritas por fãs que se inspiram em conteúdos pré-existentes das mídias narrativas e dos ícones da cultura pop para criar suas próprias narrativas (BLACK, 2006; 2008; 2010). Geralmente, são publicadas por jovens em websites específicos de compartilhamento online, em que os próprios escritores e leitores revisam e comentam sobre as narrativas uns dos outros. A partir de uma perspectiva dialógica baseada na teoria bakhtiniana (BAKHTIN, 2011), procuro investigar de que forma as práticas de revisão e reescrita do gênero fanfiction são realizadas no contexto escolar. Assim, busco compreender de que modo os diálogos com enunciados relacionados ao campo da escola ou ao campo do universo das fanfictions são construídos pelos estudantes em suas práticas de revisão e reescrita durante a oficina. Mais especificamente, procuro analisar como as categorias de revisão e as operações linguísticas de reescrita são empregadas pelos discentes nos enunciados que constroem tais diálogos. Por um lado, pude observar que, além de comentários metalinguísticos sobre a prática destes sujeitos, houve uma maior preocupação em relação à melhoria da escrita, em especial ao adequar-se à norma padrão da língua portuguesa, nas revisões e reescritas que dialogaram com enunciados escolares. Como resultado, correções higienizadoras (JESUS, 1995) e resolutivas foram empregadas, viabilizando uma única possibilidade de reescrita traçada pelo próprio revisor. Por outro lado, os alunos também se posicionaram como leitores interessados e visaram uma adequação ao gênero fanfiction por meio do emprego de correções textual-interativas nos casos em que houve diálogos com enunciados do universo das fanfictions. Dessa forma, tais revisões instigaram o escritor a refletir sobre seu texto no momento da reescrita, possibilitando que ele mesmo encontrasse soluções para aquilo que foi apontado como inadequado pelo revisor. Tal contraposição é um dos pontos fundamentais desta pesquisa, considerando que foi constatado que o modo como a interação é construída na revisão influencia na forma como a reescrita é realizada.

Palavras-chave: Fan fiction; Dialogismo (Análise literária); Estudantes do ensino médio - São Paulo (Estado); Adolescentes - Escrita; Narrativa (Retórica); Revisão de textos.