Escritas afirmativas: estratégias criativas para subverter a colonialidade em trajetórias de letramento acadêmico

Luanda Rejane Soares Sito

Orientador(a): Ângela Kleiman

Doutorado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Si87e

O objetivo desta tese foi analisar como estudantes de cursos de ciências humanas que ingressaram em universidades públicas (uma brasileira e uma colombiana) por políticas afirmativas respondiam às demandas de práticas de letramento exigidas na universidade, enfocando o processo de produção de seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Na América Latina, o século XXI iniciou com a demanda e implementação de políticas de ação afirmativa na educação superior, com o objetivo de que a universidade abrisse suas portas a estudantes de grupos historicamente marginalizados, física e culturalmente, do espaço acadêmico; no entanto, esta entrada provocou controvérsias, por ser assumida de uma perspectiva deficitária em detrimento de outras mais interculturais. Tomando essa tensão como pano de fundo, abordamos as trajetórias de universitários, assim como suas produções do TCC, com o fim de entender melhor como suas experiências interpelaram os programas pelos quais ingressaram na universidade. Com interesse em conhecer essas trajetórias de letramento, e considerando a universidade como uma zona de contato (CANAGARAJAH, 1997), alinhamo-nos à perspectiva dos Estudos de Letramento (HEATH, 1982; STREET, 1993; KLEIMAN, 1995; ZAVALA; NIÑO-MURCIA; AMES, 2004), especialmente dos Estudos de Letramento Acadêmico, desenvolvida no campo da Linguística Aplicada, no qual está situada esta tese. Vinculada ao grupo Letramento do Professor, a pesquisa consistiu em um estudo de caráter qualitativo, cujo corpus é composto por entrevistas com estudantes e docentes, trabalhos de conclusão de curso produzidos pelos estudantes, assim como documentos que regulam a política afirmativa nas duas instituições. O enfoque da pesquisa está centrado em quatro trajetórias de jovens estudantes – duas de cada país; ambas as instituições estão situadas em regiões onde há um imaginário de branqueamento que caracteriza a população local (sul do Brasil e região andina da Colômbia). A escolha das regiões foi orientada pela proximidade que observamos entre Brasil e Colômbia no perfil de ação afirmativa para a educação superior. Como resultados desta investigação, destacamos que os estudantes empregam estratégias criativas para subverter as relações de poder e a colonialidade do saber. Ao analisar a produção do TCC – considerada uma prática de escrita da zona de contato –, vemos que seus trabalhos visibilizam demandas e indagações que são motivadas pelas experiências de seus grupos de origem e, com isso, retratam processos de lutas para dominar ou transformar as práticas institucionais da universidade (seja nos modos de fazer ou nos modos de dizer). Em paralelo, a análise das trajetórias nos mostra que os universitários não apenas interpelam as políticas afirmativas, mas também apontam novos horizontes para a criação de diálogos mais simétricos na produção de conhecimento, por meio de estratégias como a autoetnografia, transculturação, crítica, colaboração, bilinguismo, mediação, denúncia, expressões vernáculas, propostas alternativas e reconstrução de imaginário. Ao aproximar-nos de experiências de políticas reparatórias, esta tese pretendeu contribuir, a partir dos Estudos de Letramento Acadêmico, tanto a formação docente de nível universitário quanto para as discussões sobre interculturalidade e políticas afirmativas para as populações vítimas de racismo no contexto latino-americano.

Palavras-chave: Letramento - Estudo e ensino (Superior) - Brasil; Letramento - Estudo e ensino (Superior) - Colômbia; Universidades e faculdades públicas - Brasil; Universidades e faculdades públicas - Colômbia; Estudantes universitários; Programas de ação afirmativa; Racismo.