Resumo

Versão para impressão
A linguagem oral no livro didático de português : atividades de ressemiotização

Vitor Takeshi Sugita

Orientador(a): Maria Viviane do Amaral Veras

Doutorado em Linguística Aplicada - 2012

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Su35L


Resumo:
O foco deste estudo foram os processos de ressemiotização (Iedema, 2001, 2003) da linguagem oral em uma complexa cadeia de processos, com início nas teorizações linguístico-antropológicas, passando pelos discursos teórico-metodológicos, sobre o ensino da linguagem oral desde comunidade acadêmica até MEC e finalmente analisando como esses construtos políticos, teóricos e metodológicos foram transformados em atividades de ensino da linguagem oral em um livro didático, que vem de fato a “assassinar” a oralidade. O contexto histórico desta pesquisa tem relação direta com a implementação do Programa Nacional do Livro Didático, que institucionalizou o ensino da linguagem oral nas coleções didáticas adquiridas pelo governo para distribuição gratuita nas escolas públicas. Tal implementação representa uma forte mudança paradigmática na produção de livros didáticos no Brasil, sobretudo no caso do ensino da linguagem oral, praticamente inexistente na produção de materiais didáticos pré-PNLD. Observou-se que o livro analisado, proveniente da coleção Linguagem Nova de Faraco & Moura, foi radicalmente reformulado como efeito retroativo da avaliação do PNLD, que avaliou a coleção negativamente em relação ao ensino da linguagem oral. Um profissional com perfil acadêmico foi contratado com a exclusiva finalidade de melhorar a avaliação da coleção pelo PNLD, garantindo assim a aprovação da obra. Por esse histórico, por ter sido uma coleção bem avaliada nos quesito referentes ao ensino da linguagem oral, ela se mostrou um objeto de análise bastante interessante para ilustrar o final da cadeia de ressemiotizações da linguagem oral em um movimento relativamente surpreendente, repleto de artimanhas para lidar com diversas dificuldade inerentes à transposição da linguagem oral para o livro escrito, sejam elas de ordem metodológica, teórica, material ou política, sem contudo, evitar a morte do “oral”. Palavras-chave: oralidade – livro didático – géneros discursivos – ressemiotização – PNLD.

Palavras-chave: Programa Nacional do Livro Didatico (Brasil); Oralidade; Livros didáticos; Língua portuguesa - Compêndios; Língua portuguesa - Estudo e ensino; Gêneros discursivos; Referência (Linguística).

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.