O outro na escola : algumas representações a respeito das diferenças

Luciana Cabral Figueiredo

Orientador(a): Marilda do Couto Cavalcanti

Doutorado em Linguística Aplicada - 2015

Nro. chamada: TESE DIGITAL - F469o

A pesquisa retratada nesta tese tem como tema central as representações de profissionais da educação – professores, coordenadores, diretores e intérpretes a respeito das diferenças que circulam em duas escolas localizadas na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Tendo como objetivos analisar as representações da comunidade escolar para crianças que, por questões diversas, desviam do padrão de idealizado por profissionais da educação e discutir a atuação de profissionais de saúde no contexto educacional, na primeira escola, aqui chamada de “escola da inclusão” são abordadas as representações de intérpretes de Língua de Sinais para os surdos que estudam no ensino fundamental. Também tomando esta instituição como cenário de pesquisa, são consideradas as representações de professores e coordenadores para uma criança considerada portadora de dificuldade de aprendizagem – Murilo. Na outra escola que foi cenário dessa pesquisa, a “escola do mutirão”, foram abordadas, por meio do discurso da diretora da instituição, as representações acerca das crianças que lá estudam e que fazem parte de uma comunidade marginalizada na cidade de João pessoa. Por se caracterizar como uma pesquisa qualitativa, com viés interpretativista, seu corpus é constituído por registros gerados em diários de campo, diários retrospectivos e observação participante nas duas escolas da rede pública de ensino do município de João Pessoa – Paraíba. Para a constituição da fundamentação teórica e a realização da análise dos dados, foram adotados quatro conceitos: representação a partir das leituras de Silva (1995, 2000, 2001, 2006, 2009) Hall (1997), Woodward (2009) e Skliar (2003); identidade, com base nas contribuições teóricas de Hall (2000), Bauman (2005), Signorini (1998), Silva (2009), Moita Lopes (2002, 2003), Maher (1998) e Cavalcanti (2003). O conceito de identidade foi relacionado ao conceito de interação nos moldes propostos por Signorini (1998). Também é abordado o conceito de discurso com alicerce, principalmente, nas leituras de Bakhtin (1992/2003). Na análise dos dados foi possível observar que, para os sujeitos participantes do estudo as diferenças continuam sendo consideradas um desafio para a escola, e que as crianças que apresentam quaisquer diferenças no processo de escolarização são consideradas portadoras de dificuldades de aprendizagem. Estas crianças e/ou suas famílias são ainda consideradas as principais responsáveis pelos problemas no processo ensino-aprendizagem. Além disto, os discursos dos participantes ainda sugerem que para a resolução de suas dificuldades, tais crianças devem ser encaminhadas para serviços/profissionais especializados.

Palavras-chave: Representação (Linguística); Sujeito (Análise do discurso); Educação especial; Professores; Administradores escolares; Estudo comparado; Fonoaudiologia.