Memórias de um escritor bem-comportado : Autran Dourado

Orientador(a): Orna Messer Levin

Doutorado em Teoria e História Literária - 2015

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M491m

A tese se concentra na obra do escritor mineiro Waldomiro Freitas Autran Dourado (1926-2012), especificamente a ficção longa que veio a público ao longo da década de 1960. O privilégio concedido a tal período se justifica pela existência do “ensaio-fantasia” Uma poética de romance (1973), em que se sedimenta uma narrativa de formação cuja culminância é a escrita do romance O risco do bordado (1970). Assim, depois de um capítulo inicial dedicado a Tempo de amar (1952), espécie de vestíbulo da discussão, quatro capítulos se ocupam, respectivamente, de A barca dos homens (1961), Uma vida em segredo (1964), Ópera dos mortos (1967) e o mencionado Risco. Procura-se acompanhar como essa prosa evoluiu num ambiente cultural vincado pela militância do grupo dos concretistas e depois pela onda estruturalista na crítica universitária. Ladeia a análise dos textos a atenção ao modo como a crítica jornalística e, posteriormente, a universitária justificou seu apreço às obras em questão. A título de conclusão, examina-se como o citado Uma poética de romance e outros textos de caráter autobiográfico e/ou metalinguístico projetam uma determinada noção de literatura e de criador literário, simultaneamente em convergência e em descompasso com aquelas que ganhavam força na época.

Palavras-chave: Dourado, Autran, 1926-2012 - Crítica e interpretação; Ficção brasileira - Séc. XX - História e crítica.