Resumo

Versão para impressão
A dimensão multissemiótica do jogo teatral : a experiência de elaboração de uma peça radiofônica no Programa de Expressão Teatral do Centro de Convivência de Afásicos (CCA - IEL/UNICAMP)

Juliana Pablos Calligaris

Orientador(a): Edwiges Maria Morato

Mestrado em Linguística - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - C134d


Resumo:
Este trabalho é resultado da pesquisa sobre significação verbal e não verbal desenvolvida através da prática teatral, baseada na observação da relação entre linguagem, corpo e cognição. A motivação inicial para essa dissertação surgiu a partir do trabalho desenvolvido por nós, entre 2004 e 2007, em um dos grupos do Centro de Convivência de Afásicos (CCA), chamado “Programa de Expressão Teatral” (PET). Naquele período desenvolvemos uma pesquisa de Iniciação Científica (IC) financiada pelo CNPq, com objetivo de identificar os recursos dos indivíduos afásicos a estratégias verbais e não verbais, instigados pela experiência teatral, usando conhecimento de Teatro, Linguística e Semiótica. Esta dissertação pretende investigar a coocorrência multimodal de semioses (fala, gesto, expressão corporal, olhar, etc.) com afásicos, através de observações das interações de diferentes, ainda que compartilhados, processos semióticos, ativos na construção de significados, para descrever e analisar o papel da atividade teatral na (re)organização de possibilidades comunicativas e expressivas com indivíduos afásicos. O objetivo desta dissertação é aprimorar os interesses teóricos e metodológicos já assinalados na pesquisa de IC, de modo a: i) adensar e sistematizar a compreensão do caráter sociocognitivo do PET e suas implicações na comunicação de indivíduos afásicos; ii) compreender o caráter multissemiótico da comunicação no decurso das interações; iii) examinar a questão da coexistência de semioses envolvidas nos processos de interação face a face da comunicação e da significação típicas do fazer teatral. Esta pesquisa verificou que a capacidade expressiva do afásico se renova em novas competências semióticas que funcionam plenamente na elaboração de um produto artístico e também se deixam ver nas práticas discursivas. O estudo em torno do fenômeno teatral, aqui apontado como chave da observação em questão, a partir de uma perspectiva interacional, permitiu-nos, também, uma compreensão mais apurada das afasias questionando, por exemplo, a definição que a toma como perda da capacidade de realizar operações metalinguísticas, essenciais, por exemplo, ao fazer teatral.


Palavras-chave: Centro de Convivencia de Afásicos (UNICAMP); Afasia; Afásicos; Teatro; Multimodalidade (Linguística); Semiótica

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.