A rua e a universidade : gritos e sussurros na representação de si e do outro

Carlos Alberto Casalinho

Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini

Doutorado em Linguística Aplicada - 2015

Nro. chamada: TESE DIGITAL - C262r

As perspectivas e os conceitos que orientam esta pesquisa são os do Discurso, sobretudo os desenvolvidos por Michel Foucault; seu questionamento a respeito do papel do sujeito e sua relação com o poder seja ele disciplinador ou o poder-saber. Também são relevantes as questões sobre identidade, representação e memória, como também a relação entre ler e interpretar, uma vez que a pesquisa volta-se para os efeitos de sentido que emergem nas leituras realizadas pelos participantes da pesquisa. A metodologia de trabalho consiste na apresentação de quatro textos a dois grupos sociais distintos; o primeiro formado pelos chamados moradores de rua e o segundo, por universitários de um curso de Pedagogia. Aos dois grupos foram apresentados os mesmos textos e os comentários dos participantes foram gravados e posteriormente transcritos para análise. Partindo do pensamento de que classes populares não são capazes de ler e interpretar textos mais complexos, essa capacidade seria uma qualidade apenas das classes mais privilegiadas, assim, classes sociais diferentes realizariam leituras, também, diferentes. Este trabalho vai em direção contrária à essa visão pois construímos a hipótese de que leituras realizadas por grupos distintos guardam fortes similaridades. Ao trabalhar com os comentários dos chamados moradores de rua e dos universitários, pode-se perceber que seus dizeres são atravessados por enunciados de outras formações discursivas e, sendo o discurso um conjunto de enunciados com regularidades e dispersões, portanto, heterogêneo; o sujeito se apresenta também fragmentado, não homogêneo e para chegarmos à representação de si e do outro é necessário a presença de um estudo que coloca em funcionamento as representações que o sujeito faz de si mesmo e que as constrói pelo olhar do outro. Os participantes de pesquisa entrelaçam fragmentos de uma memória carregados de fios de uma realidade ou talvez de uma ficção que lhes permitem, ao mesmo tempo, apresentarem-se semelhantes e diferentes, uma vez que seus comentários são tecidos de memória e esquecimento.

Palavras-chave: Análise do discurso; Pessoas desabrigadas; Estudantes universitários; Sujeito (Análise do discurso); Identidade (Psicologia); Representação (Linguística); Memória