Resumo: Em 1986, o fotógrafo francês Didier Lefèvre viajou ao Paquistão para se unir a uma missão da ONG Médicos Sem Fronteiras, a MSF. O objetivo da viagem era fotografar (para registro e divulgação jornalística) a atuação da ONG no Afeganistão (país vizinho) junto a comunidades carentes. Quando voltou à França, com mais de 4 mil fotografias na mala, teve eu trabalho recusado pelos periódicos. Passados treze anos, por incentivo de um amigo, o cartunista Emmanuel Guibert, ele decide transformar o conteúdo recolhido em uma reportagem de fôlego. Surge, assim, a coleção de 3 volumes O Fotógrafo. O trabalho impressiona, principalmente pela forma como foi construído. Há uma ênfase na linguagem imagética e é proposto um diálogo entre fotografias e quadrinhos na composição da reportagem. Um hibridismo único. Esta linguagem alternativa, uma mescla de recursos, oferece novas nuances sensoriais, cria nova plataforma, em que a informação parece seduzir de forma peculiar ao leitor. O tema da sedução da audiência tem sido foco de diversos estudos nos últimos anos. A pós-modernidade modificou a maneira como as pessoas interagem com a informação, como gerenciam dados, como os recebem e aceitam. O que queremos ver, ler ou ouvir? E mais, realmente queremos apenas ver? O trabalho de Lefèvre leva a novos patamares de reflexão a respeito do papel da imagem na pós-modernidade. Longe de ser vista como elemento superficializador e alienante (posição de pesquisadores como Guy Debord), seria possível enxergá-la como gerenciadora de conhecimentos mais rica (até) que o texto. Linguagem que se reveste de complexidades e conduz a profundas abstrações. Uma imagem complexa, tal qual propõe Josep Català. O Fotógrafo responde às necessidades da audiência pós-moderna? Como se enquadra nos novos formatos jornalísticos? É jornalismo contemporâneo, no sentido de tocar a audiência? Este estudo, também permeado de impressões e sensações desta pesquisadora, se sustenta em conceitos amplamente explorados por outros pensadores (que trabalharam imagem e pós-modenidade) e na descoberta de atravessamentos possíveis nestes universos. Principalmente nestas descobertas.
Palavras-chave: Lefèvre, Didier, 1957-. O fotógrafo; Guibert, Emmanuel, 1964-. O fotógrafo; Fotojornalismo; Hibridismo; Histórias em quadrinhos; Pós-modernismo