É proibido não mexer : divulgação científica e a Seara da Ciência

Orientador(a): Vera Regina Toledo Camargo

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2015

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Si38e

Este estudo tem como objetivo avaliar as ações de divulgação científica promovidas pela Seara da Ciência, espaço de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará. Em particular, analisamos o curso experimental, realizado em 2014, com financiamento do edital Edital 055/2012/CAPES - Programa Novos Talentos. Criada em 1999, por um grupo de professores da UFC, a Seara visa estimular a curiosidade por ciência, cultura e tecnologia através de conexões com a vida cotidiana e da interdisciplinaridade. Entre as ações desenvolvidas, destacam-se as visitas ao salão de exposições, os cursos básicos, cursos de férias, peças teatrais e vídeos de divulgação científica. No ano de 2014, a Seara recebeu 23.363 visitantes, sendo 12.776 de escolas públicas, 7.494 de escolas particulares e 3.093 visitantes espontâneos. O curso analisado nesta pesquisa foi realizado entre os meses de março e novembro de 2014, com quinze alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Fortaleza. Os estudantes participavam de encontros semanais, com quatro horas de duração, às quintas-feiras, nos laboratórios de Biologia, Física e Química da Seara. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, foi utilizada uma metodologia híbrida, mesclando o estudo de caso (YIN, 2001) à pesquisa participante (PERUZZO, 2008). Como base teórica, utilizamos os estudos de comunicação pública da ciência, em particular os modelos apresentados por Lewenstein e Brossard (2006), e de ciência, tecnologia e sociedade (BAZZO, 1998). Quatro capítulos foram construídos para contextualizar a pesquisa. Os resultados apontam que apesar de não ser esse seu objetivo principal, a Seara acaba funcionando como uma extensão da escola, dada a grande preocupação com iniciativas que possam melhorar o ensino de ciências no Estado do Ceará. No caso do curso analisado neste estudo, os conteúdos abordados nos encontros da Seara seguiam o conteúdo programático da escola para o 2º ano do Ensino Médio. Em nossa vivência, percebemos que os alunos muitas vezes repetiam, nos laboratórios da Seara, experimentos realizados na escola ou vice-versa. Notamos, ainda, que a instituição trabalha questões que integram o cotidiano dos alunos, mas poderia aprofundar essa abordagem, estimulando reflexões críticas sobre o processo de construção social da ciência e suas implicações na vida cotidiana. Além disso, constatamos que as ações na área de divulgação científica deveriam ser mais bem estruturadas e exploradas, como é o caso dos vídeos produzidos pela Seara, que mesmo dentro da instituição, ainda são pouco utilizados.

Palavras-chave: Universidade Federal do Ceará. Seara da Ciência; Divulgação científica - Brasil; Museus de ciência; Comunicação na ciência