Bem-estar animal na mídia : análise de uma década em revistas de jornalismo rural

Flavia Batistela Tonin Gonçalez

Orientador(a): Simone Pallone de Figueiredo

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2015

Nro. chamada: TESE DIGITAL - G586b

No mundo, é crescente a valorização do conceito do bem-estar animal baseando-se em motivações éticas e comerciais. No Brasil, as pesquisas sobre o bem-estar de animais de produção existem desde os anos 80, mas foi na última década, por interesse da indústria, pressão internacional e despertar dos consumidores que a mídia especializada em jornalismo rural identificou a importância do tema. Nesse contexto, utilizando-se da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009), este estudo verificou como foi feita a divulgação e qual foi a evolução do tratamento midiático dado ao tema durante dez anos (2004 a 2013), considerando os enfoques científico, econômico, político e ético. Também foi feita uma contextualização sobre o jornalismo rural, evidenciando seu papel de divulgador da ciência, a partir das reportagens sobre bem-estar animal. Como referência para o estudo foram escolhidas três revistas especializadas em jornalismo rural (Globo Rural, Dinheiro Rural e DBO), de distribuição nacional, sendo, inclusive, as únicas auditadas pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) na categoria rural. Com base na produção científica sobre a questão do bem-estar animal, foi feita uma comparação do interesse da mídia e da comunidade científica no período. No mapeamento de 340 edições, o tema bem-estar animal foi citado em 215 unidades jornalísticas (reportagens, editoriais, artigos, notas, etc.), destacando-se a publicação de 132 reportagens. Dentre os resultados, constatou-se que a relação com a ciência é presente majoritariamente nos textos, revelando-se na divulgação de pesquisas, processos, manejos, mecanismos e técnicas para benefício dos animais, dos produtores, dos trabalhadores e do produto final. Os argumentos econômicos, também presentes, têm como fundamento os interesses comerciais que os produtores podem obter a partir da implantação das práticas de bem-estar animal, como redução de despesas, qualidade da carne e reconhecimento de mercado. Nas reportagens, as questões éticas e políticas foram pouco tratadas. Admite-se que a maior interlocução entre jornalistas e cientistas poderia gerar um trabalho mais intenso de divulgação dos conceitos sobre bem-estar animal, de resultados de pesquisas na área, além de ampliar a rede de fontes. Espera-se que este estudo forneça informações para a melhor divulgação do tema na mídia, principalmente em veículos de grande circulação e que ajudem a tornar a questão conhecida por toda a sociedade.

Palavras-chave: Divulgação científica - Brasil; Jornalismo - Brasil - Periódicos; Comunicação no desenvolvimento rural; Economia agrícola; Bem-estar