Resumo

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Blogs de ciência no Brasil : diversidades e embates na construção de uma visão coletiva do conhecimento

Bruno de Pierro

Orientador(a): Márcio Barreto

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2015

Nro. chamada: TESE DIGITAL - P615b


Resumo:
Este trabalho tem como objetivo principal promover um debate sobre o papel desempenhado por blogs no âmbito da divulgação científica. A partir do conceito de pluralismo metodológico, desenvolvido pelo filósofo da ciência Paul Feyerabend (1924-1994), propõe-se que, dentro da divulgação científica, o jornalismo de ciência carrega o potencial para promover uma abordagem mais crítica da ciência enquanto processo cultural e mais do conceito de pluralismo, que se opõe à ideia de que a ciência é ancorada em um método único. Segundo essa visão, o mundo, incluindo o mundo da ciência, é complexo e disperso, e, portanto, não pode ser capturado por regras e teorias simples. Assim, de acordo com essa concepção, a ciência não é feita de princípios ou método únicos, o que faz com que a demarcação entre ciência e não-ciência não seja tão categórica e racional. Vários métodos são possíveis, assim como o diálogo entre o científico e o não-científico deve ser incentivado, pois dessa interação é possível render frutos relevantes para a sociedade e para a própria ciência. Ao analisar um conjunto de blogs de ciência brasileiros, produzidos por pesquisadores, professores e jornalistas, esta pesquisa buscou ouvir os blogueiros e saber o que eles pensam sobre controvérsias científicas, limites da ciência e da atividade de pesquisa. Sugere-se que, em um plano mais abrangente, os blogs de ciência têm o potencial para destoar das formas convencionais de divulgação científica e de travar um diálogo mais honesto com os leitores, ao apresentarem uma visão mais ampla da ciência. No entanto, em geral, os autores dos blogs ainda se mostram motivados a reproduzir uma visão ortodoxa da ciência, segundo a qual a demarcação clara entre o científico e o não-científico é baseada numa espécie de “defesa” do método científico. Essa visão acaba por prevalecer entre os blogs de ciência, mas no caso dos blogs cujos autores são jornalistas observa-se uma inclinação mais próxima para a crítica da ciência. A partir dessa constatação, é possível afirmar que, dentro da divulgação científica, os blogs feitos por jornalistas conseguem, ainda que de forma não muito explícita, apresentar a ciência de uma maneira um pouco mais dialógica, levando em consideração a diversidade de visões e os embates e conflitos entre teorias e ideias.

Palavras-chave: Divulgação científica - Brasil; Jornalismo científico; Blogs; Comunicação na ciência; Ciência - Filosofia

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