Resumo

Versão para impressão
Avaliação da interação face a face no exame Celpe-Bras: as características dos elementos provocadores e a atuação dos examinadores-interlocutores

Marcela Dezotti Cândido

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Mestrado em Linguística Aplicada - 2015

Nro. chamada: TESE DIGITAL - C161a


Resumo:
O exame Celpe-Bras avalia o uso da língua portuguesa para desempenhar ações no mundo. A avaliação da proficiência oral do exame é baseada em uma interação face a face, em que são usados elementos provocadores – materiais constituídos de textos verbais e imagéticos – que têm por objetivo estimular uma interação entre examinador-interlocutor e examinando sobre tópicos do cotidiano e de interesse geral, de forma que o examinando possa demonstrar sua proficiência oral em língua portuguesa. Com base em estudos sobre interação (TSUI, 1995; LYNCH, 1996; ALLWRIGHT e BAILEY, 1991) e em autores que se dedicam à avaliação de proficiência oral em contexto internacional (LAZARATON, 1996) e nacional (SAKAMORI, 2006), analisamos (a) os elementos provocadores e seus respectivos roteiros de interação face a face e (b) a atuação de cinco examinadores-interlocutores desse exame no uso de dois elementos provocadores durante as interações. Os resultados do estudo mostraram que há variações no conteúdo e extensão dos elementos provocadores e que os examinadores-interlocutores lidam com essas variações de forma diversa. As contribuições desta dissertação vão no sentido de oferecer subsídios para um entendimento mais aprofundado das variáveis que compõem a avaliação oral em exames de proficiência, para aprimoramento dos guias e manuais do Celpe-Bras, para a elaboração dos elementos provocadores e roteiros de interação face a face e para futuras capacitações dos examinadores da parte oral do exame.

Palavras-chave: Exame Celpe-Bras - Avaliação; Proficiência oral; Exames orais; Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros; Língua portuguesa - Exames

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.