Resumo

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Eram os deuses magnatas? : a reconstrução textual de "Der Ring des Nibelungen" pelo teatro de diretor

Mateus Yuri Ribeiro da Silva Passos

Orientador(a): Eric Mitchell Sabinson

Doutorado em Teoria e História Literária - 2015

Nro. chamada: TESE DIGITAL - P268e


Resumo:
Este trabalho se debruça sobre as produções de ópera contemporâneas, em especial um conjunto de cinco encenações da tetralogia Der Ring des Nibelungen (O Anel do Nibelungo), de Richard Wagner, registradas em vídeo na Alemanha e Dinamarca – Chéreau/Boulez (Bayreuth 1980), Lehnhoff/Sawallisch (München 1989), Kupfer/Barenboim (Bayreuth 1991-1992), Zehelein/Zagrosek (Stuttgart 2002-2003), Holten/Schønwandt (Kopenhagen 2006) – e a montagem brasileira Heller-Lopes/Malheiro (Sào Paulo 2011-2012). O conjunto dessas produções, assim como boa parte do que se realiza nos palcos líricos europeus desde os anos 1960, é agrupado pela crítica alemã sob o termo teatro de diretor [Regietheater] e possui como principal traço – talvez o único que permita reunir sob um mesmo rótulo abordagens tão distintas – a realização, na direção cênica, de deslocamentos em relação ao texto do libretto, tanto no tempo/espaço da trama como na caracterização de personagens e suas próprias ações em cena, na contramão do paradigma de direção anterior, denominado teatro de ilusão [Illusiontheater], voltado à transposição visual do libretto, a uma mediação o mais transparente possível entre autor e público. Nesse conjunto de abordagens, o projeto de obra de arte integral [Gesamtkunstwerk] de Wagner ganha um novo impulso e significado, pois as três dimensões da arte operística – verbal, musical e visual – deixam de trabalhar em conjunto para a mobilização do drama e passam a constituir textos distintos, não raro com atritos entre si: o texto cênico torna-se mais opaco e passa a chamar mais atenção para si próprio como um enunciado original. O propósito aqui foi observar como se davam esses deslocamentos e caracterizá-los como enunciados de hermenêutica wagneriana – de apresentação, por meio da direção, de uma leitura pessoal da obra –, não apenas discutindo a substituição de significados, mas questionando a relação que os novos símbolos estabelecem com os anteriores; ou, pelo contrário, como exercícios sobre a estrutura da tetralogia que constroem enunciados tangenciais ou totalmente externos a ela.

Palavras-chave: Wagner, Richard, 1813-1883. O anel do Nibelungo; Ópera - Dramaturgia - Alemanha; Teatro - Produção e direção - Desempenho; Diretores e produtores de teatro.

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