Resumo

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Os temas e as dinâmicas sociointeracionais em nove grupos criados e gerenciados por mulheres no Facebook

Luciane Cristina Paschoal

Orientador(a): Inês Signorini

Doutorado em Linguística Aplicada - 2015

Nro. chamada: T/UNICAMP - P262t


Resumo:
A pesquisa aqui apresentada tem como objeto de estudo as interações em nove grupos da rede social Facebook que, no período de março de 2012 a julho de 2013, tinham em seu título a palavra "mulheres" e eram administrados por perfis que se declaravam mulheres. O objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar os temas e as dinâmicas sociointeracionais nos nove grupos estudados. Para isso, este estudo tem como objetivos específicos: a) identificar os temas desenvolvidos nesses grupos no período de seis meses; b) mapear as redes de comentários no período observado; c) identificar a dinâmica sociointeracional dos grupos e os papéis sociointeracionais desempenhados no mesmo período; d) verificar se alterações nos temas alteram a dinâmica sociointeracional identificada. Tendo como metodologia a etnografia online, foram feitas observações sistemáticas durante dezesseis meses e foram utilizadas as seguintes técnicas para coleta dos registros: observação participante e captura. A observação participante foi realizada por meio da participação da pesquisadora nos grupos focalizados e também por meio de envio de dez postagens com indicação de links para notícias de assuntos atuais e que pudessem gerar alguma discussão. Para a técnica de captura dos registros foi utilizada a função print screen do computador, que possibilita que o que está projetado na tela seja capturado como imagem. A análise temática das postagens dos grupos estudados evidencia que seis dos nove grupos estudados retomam os temas comuns na imprensa feminina, tradicionalmente considerados de interesse das mulheres, enquanto os três outros abordam outros assuntos, como tecnologia e política. Esses últimos parecem tentar romper os estereótipos ligados aos gêneros, buscando abordar temas que tradicionalmente não são considerados como de interesse das mulheres. Em relação às redes de comentários, identificamos três tipos de redes de comentários: fechada, pivotante e rizomática. Nos grupos que retomam os temas tradicionais da imprensa feminina, as redes fechada e pivotante são predominantes. Nos demais grupos, que abordam temas não comumente relacionados à imprensa feminina, a rede rizomática é predominante. Em relação aos papéis sociointeracionais, identificamos os papéis de: anfitrião, remetente casual, comentarista casual, produtor, interlocutor, debatedor e animador. Verificamos que em sete dos nove grupos pesquisados, os administradores exercem o papel institucional de administrador oficial que é, então, coincidente com o papel de anfitrião. Considerando a dinâmica sociointeracional, verificamos que em seis dos nove grupos focalizados, as alterações nos temas habitualmente discutidos alteraram a dinâmica sociointeracional anteriormente identificada. Nesses seis grupos, a proposta de temas para discussão que fugiam aos habituais no período investigado teve impacto sobre a conformação das redes de comentários e sobre a dinâmica sociointeracional.

Palavras-chave: Redes sociais. Mulheres. Gênero. Interação social.

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