Erotismo e crueldade em Coxas - sex fiction & delírios de Roberto Piva

Orientador(a): Marcos Aparecido Lopes

Mestrado em Teoria e História Literária - 2015

Nro. chamada: T/UNICAMP - P414e

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um estudo sobre a obra Coxas ¿ sex fiction & delírios de Roberto Piva. Buscar-se-á analisar os pontos de contato entre a crueldade e o erotismo no interior desta obra. Cabe assinalar que Coxas é uma obra erótica, que tem por tema o erotismo, e não uma obra com passagens eróticas. Por isso o que se busca fundamentalmente neste trabalho é analisar como erotismo e a crueldade são trabalhados pelo poeta. Para isso se desenvolveu dois pontos principais na pesquisa. O primeiro é exatamente o que diz respeito ao erotismo, porque a crueldade que se busca analisar provém deste aspecto e ele se mostra bastante relevante na obra em questão. O segundo é uma análise formal, pois há nitidamente em Coxas certa hibridização dos gêneros poesia e prosa. Para cumprir estas tarefas buscou-se primeiramente compreender como se compunha o quadro poético da época em que Roberto Piva inicia sua trajetória nas letras e como se configura o erotismo em sua obra. Em seguida se procurou alguns parâmetros especulativos que servissem de apoio à análises da obra nos aspectos apontados, por fim o problema formal se mostrou também de grande relevância, por isso há um capítulo destinado a expor os traços formais de Coxas.

Palavras-chave: Piva, Roberto,1937-2010. Coxas - Crítica e interpretação. Poesia brasileira - História e crítica. Erotismo na literatura. Crueldade na literatura.