Exposição oral ou multimodal? : reconfigurações de uma prática pedagógica

Rosane de Paiva Felício

Orientador(a): Petrilson Alan Pinheiro da Silva

Mestrado em Linguística Aplicada - 2015

Nro. chamada: T/UNICAMP - F334e

Este trabalho tem como objetivo analisar os registros gerados durante as etapas de preparação e apresentação de um gênero textual específico em sala de aula: uma exposição oral (seminário) feita por grupos de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública estadual de São Paulo localizada em Piracicaba. Trata-se de uma pesquisa-ação, uma estratégia de pesquisa qualitativa situada, nesse caso, no campo da Linguística Aplicada, que envolve duplo papel: o de pesquisadora e de professora de Língua Portuguesa da turma. A construção do corpus teve como objetivo geral analisar o processo de produção multimodal da exposição oral de alunos em contexto de sala de aula. Os objetivos específicos envolveram analisar as exposições orais dos alunos para entender como se deu, no contexto, a reconfiguração do gênero a partir do foco de trabalho se deslocar do oral para o multimodal e desenvolver critérios de intervenção que levem em consideração a multimodalidade para subsidiar o trabalho do professor no ensino do gênero. O processo de ensino-aprendizagem desse gênero tomado na perspectiva que envolve a multimodalidade associou as contribuições de estudos como os de Dolz e Schneuwly (2011[2004]), Rojo e Schneuwly (2006), a Pedagogia dos Multiletramentos proposta pelo Grupo de Nova Londres (1996) e a Aprendizagem pelo Design proposta por Cope e Kalantzis (2011) e exigiu intervenções da professora-pesquisadora tomadas dentro dessa perspectiva: a da exposição oral como um gênero multimodal. Além dos resultados satisfatórios obtidos no processo de ensino-aprendizagem desse gênero textual, a partir da abordagem dos Multiletramentos os alunos puderam trazer suas práticas letradas realizadas em ambientes virtuais de rede e transformá-las em objetos de análise, o que possibilitou: i. que novas éticas que regem esses espaços, desconhecidas por alguns ou naturalizadas por outros, pudessem ser discutidas de forma crítica pelas turmas; ii. que múltiplas identidades que constituem os sujeitos também múltiplos através dessas práticas viessem à tona, o que determinou, em alguns casos, uma ressignificação da própria identidade de aluno; iii. que alunos com histórico de fracasso escolar se engajassem na produção do gênero, em função da valorização do "mundo da vida" (GNL, 1996) deles. Nessa medida, associar as diferentes abordagens citadas acima ao ensino do gênero exposição oral mostrou-se uma estratégia de ensino satisfatória embora entenda-se a aprendizagem como processo e, nessa medida, os resultados obtidos aqui também orientam para o fato de que alguns elementos ainda precisarão ser retomados em trabalhos futuros na sala de aula na medida que a apropriação deles pelos alunos não tenha sido adequada.

Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino (Fundamental). Aprendizagem. Exposição oral. Multimodalidade (Linguística). Multiletramentos. Gêneros textuais.