O uso da ferramenta Scratch na escola pública : multiletramentos, autoria e remixagem

Lidiany Teotonio Ricarte

Orientador(a): Petrilson Alan Pinheiro da Silva

Mestrado em Linguística Aplicada - 2015

Nro. chamada: T/UNICAMP - R357u

As discussões atuais sobre letramentos evidenciam que as práticas de leitura e produção textual contemporâneas dos alunos permeiam o uso das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) (LANKHEARS; KNOBEL, 2007; COPE; KALANTZIS, 2008; 2011). A Escola Municipal de Ensino Fundamental de Campinas, Estado de São Paulo, em que realizei a pesquisa, trabalha com as novas TICs, laptops distribuídos pelo Governo Federal por meio do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), em sala de aula. Acompanhei uma sala do 5º ano (alunos de 09 a 10 anos) que tem o Projeto de Robótica em seu currículo e visa o ensino da programação em ferramentas digitais. Para a realização das atividades do projeto, a sala é dividida em 5 grupos e todos os alunos dispõem do laptop do UCA, do software livre Scratch, plataforma criada no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que possibilita a criação de animação e programação do robô , 5 kits de robótica e de internet de banda larga. O Projeto de Robótica foi realizado no período de março a setembro de 2013 e participei dele com o objetivo de analisar a apropriação da ferramenta Scratch pelos alunos na produção de animações, acompanhar o processo de aprendizagem com esta ferramenta e compreender como os alunos lidam com a questão dos multiletramentos, da multimodalidade, da autoria e do remix que ela propicia. As perguntas que surgiram durante a inserção no campo e que direcionaram a pesquisa foram as seguintes: i) Como as propiciações da ferramenta Scratch possibilitam repensar a questão da autoria, do remix e, de forma mais ampla, a produção textual no contexto escolar? ii) Como os alunos fazem uso da multimodalidade e dos recursos do Scratch e quais são os efeitos de suas escolhas na composição da animação e no processo de aprendizagem? O trabalho se insere na área da Linguística Aplicada e é um estudo de caso que se utiliza das seguintes ferramentas de pesquisa para geração de dados: a observação participante, diário de campo, vídeo-gravação das aulas e entrevista semiestruturada. Escolhi trabalhar com as produções de dois alunos para analisar o processo de criação da animação e o processo de aprendizagem com estes novos letramentos. O embasamento teórico centra-se na pedagogia dos multiletramentos (NLG, 1996; COPE; KALANTZIS, 2000; 2008) no conceito de "Web 2.0" (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007; PINHEIRO, 2012), autoria (BARTHES, 1984; VAN HOECK; HOFFMAN, 2013) e remix (ERSTAD; GILJE; DE LANGE, 2007; MANOVICH, 2002). No dispositivo teórico-analítico do trabalho, mobilizei três conceitos trazidos por Bárbara Rogoff (2008 [1995]) para compreender o processo de aprendizagem do aluno com estes novos letramentos: aprendizagem, participação guiada e apropriação participativa, que a autora considera como conceitos inseparáveis que refletem diferentes planos de foco na atividade sociocultural: comunidade / institucional, interpessoal e pessoal. Por fim, notei que o Scratch, ambiente da Web 2.0 utilizado em sala de aula propiciou a criação de animações multimodais, remixadas e colaborativas no contexto escolar e possibilitou uma prática transformada.

Palavras-chave: Programa Um Computador por Aluno. Scratch (Linguagem de programação de computador). Multiletramentos. Autoria. Remixes.