Aptidão para língua estrangeira: a perspectiva do aluno universitário

Cesar Eduardo Duarte Elizi

Orientador(a): Linda Gentry El-Dash

Doutorado em Linguística Aplicada - 2015

Nro. chamada: T/UNICAMP - EL48a

O objetivo deste estudo foi investigar o conceito de Aptidão para língua estrangeira (AL2) do ponto de vista de um grupo de estudantes universitários. Nosso interesse foi conhecer os posicionamentos dos estudantes sobre questões como o papel do esforço e o senso de agência (MERCER e RYAN 2010), para então agrupá-los em termos dos perfis compartilhados e interpretá-los à luz da teoria recente sobre aptidão, notadamente os complexos de Aptidão (ROBINSON 2002,2005), o papel da memória de trabalho (WEN, 2012) e metacognição (FLAVELL 1987). Para tanto, optamos pela Metodologia Q. Assim, elaboramos um conjunto-Q com 47 afirmações sobre Aptidão para língua estrangeira, a partir da fala dos sujeitos envolvidos e da literatura. Um total de 57 estudantes, de duas faculdades da região de Campinas, ordenaram o conjunto-Q de acordo com sua visão subjetiva sobre o tema. Um software realizou a análise estatística, revelando quatro diferentes perfis. O primeiro perfil, com 27 sujeitos, revela um posicionamento que privilegia o esforço individual e não habilidades inatas, com escolhas de comportamentos informadas por estratégias metacognitivas alinhadas com a valorização do esforço. O segundo perfil reúne 7 estudantes para quem a AL2 está ligada a um dom, com a consequente desvalorização do papel que podem exercer durante o processo de aprendizagem. O terceiro perfil reuniu 4 sujeitos que focam a AL2 como (limitação da) habilidade analítica, inclusive na própria L1. O quarto perfil conta com 11 alunos que percebem a AL2 com um foco na habilidade analítica, não como limitada, mas como suficiente, também correlacionando a AL2 com a L1 em seus comentários. A análise dos dados obtidos nos leva à conclusão que, mesmo partindo da visão de língua da abordagem de Processamento de Informação (SKEHAN 1998), o conceito de aptidão vigente, essencialmente cognitivo, para que possa auxiliar em escolhas pedagógicas de adequação da prática ao perfil de cada aluno, precisa ser complementado com uma dimensão metacognitiva que estabeleça uma conexão entre capacidade cognitiva e comportamento.

Palavras-chave: Aptidão. Língua estrangeira. Metacognição.