Resumo

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A prática reflexiva do professor de português : língua estrangeira

Dayse Farias Fonseca

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Mestrado em Linguística Aplicada - 2015

Nro. chamada: T/UNICAMP - F733p


Resumo:
A elaboração do presente trabalho foi motivada pelo interesse em investigar até que ponto, professores de português como segunda língua (PL2) no Brasil e para estrangeiros (PLE) assumem na sua prática, uma postura reflexiva, conduta que acreditamos, ajuda a transformar a experiência e, como consequência aprimora a prática. Conjecturamos se esses professores estariam se apropriando e administrando de forma reflexiva as demandas da área e usufruindo de forma palpável dos mecanismos apropriados ao seu desenvolvimento, tendo em vista os atuais avanços no campo do ensino - aprendizagem de PL2/PLE. Nesse sentido, este trabalho contribui para fomentar o debate sobre a noção da prática reflexiva no ensino de português como língua estrangeira, além de buscar despertar tanto nos professores entrevistados como nos leitores, o interesse por uma postura reflexiva no seu cotidiano. Desse modo, decidimos investigar, a partir de entrevistas semiestruturadas, o que dez professores de PL2 e/ou PLE entendem por prática reflexiva e até onde em suas práticas costumam refletir sobre as mesmas. O trabalho fundamenta-se na teoria da prática reflexiva dos teóricos John Dewey (1979) e Donald Schön (2000), além de Nóvoa (1995), que trata mais especificamente da formação do professor. Três conceitos-chave da teoria deweyana embasam este trabalho, sendo fundamentais para a categorização de um profissional como reflexivo: observação, compartilhamento e pesquisa/investigação. Dez professores de três diferentes perfis são participantes desta pesquisa, sendo atuantes em universidades, em cursos livres e/ou multinacionais e finalmente, em contextos diferenciados do ensino de português como segunda língua (L2). A análise apresenta um panorama diverso e curioso de interpretações do que vem a ser uma prática reflexiva para os três diferentes grupos de professores entrevistados, não resultando no estabelecimento de um padrão de interpretação para cada grupo. Todos os professores, independentemente do grupo a que pertencem, compreenderam e interpretaram diferentemente o conceito da prática reflexiva. Os resultados revelaram que não possuem a reflexão como prática fundamental isto é, não possuem "um hábito de refletir tendo como recurso básico a prática da "experimentação", da provocação de acontecimentos" (Dewey, 1979). Embora todos valorizem o ato de refletir, o fazem intuitivamente, o que nos leva a reafirmar a importância da reflexão como ação de compartilhamento, de pesquisa e formação de professores, ações que conduzem à construção de mecanismos de interlocução e que consequentemente, resultam numa maior abrangência e reconhecimento da área.

Palavras-chave: Pratica reflexiva. Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros. Formação de professores.

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