Resumo

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Cruel razão poética : um estudo sobre a escrita do neutro em Maurice Blanchot

Sheyla Cristina Smanioto Macedo

Orientador(a): Marcos Antônio Siscar

Mestrado em Teoria e História Literária - 2015

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sm22c


Resumo:
A presente dissertação propõe-se a um estudo sobre a escrita do neutro em Maurice Blanchot. Começamos com a proposição do que seria uma possível poética do neutro, na introdução. No capítulo um, abordamos o neutro em sua relação com o dehors, a partir da História da loucura (1961) de Foucault e da leitura desta obra feita por Pélbart (1989). A preocupação é contextualizar o neutro para, no capítulo seguinte, trazê-lo em relação com as exigências da "cruel razão poética", abordada por Blanchot (1969) a partir da leitura de Artaud, aproximando as poéticas desses dois autores. Em seguida, no capítulo três, com o apoio de Dubreuil (2003), partiremos da análise de dois textos ¿ Thomas L'Obscur de Blanchot e "Carta à vidente" de Artaud ¿ a propósito da ideia de possessão, tal como esta encontra espaço em suas concepções sobre a criação poética. O objetivo é, depois de aproximar Artaud e Blanchot, situar onde a escrita deles é diferente, muito embora partam de questões semelhantes. Isto feito, tornamo-nos capazes de afirmar, com o auxílio do mito das sereias, a escrita do neutro como a articulação de uma "metalinguagem dramática" que permite a Blanchot, ao aproveitar-se das estruturas do pensamento mítico, realizar seu pensamento em um terreno provisório.

Palavras-chave: Blanchot, Maurice,1907-2003. Thomas l'obscur - Crítica e interpretação. Artaud, Antonin,1869-1948. Carta à vidente - Crítica e interpretação. Literatura francesa. Literatura comparada. Crueldade na literatura. Metalinguagem.

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