Radioblog na escola : uma proposta para os multiletramentos

Heitor Gribl

Orientador(a): Denise Bertoli Braga

Doutorado em Linguística Aplicada - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - G871r

O presente trabalho apresenta um estudo de caso com alunos de Ensino Fundamental e Médio a partir da elaboração de uma proposta de ensino interdisciplinar destinada à produção de uma Radioblog. Visando o processo de geração de dados, a pesquisa propõe e descreve em detalhes uma atividade pedagógica que foi implementada em dois estudos empíricos consecutivos, envolvendo alunos de escola uma pública e de uma particular. Durante a pesquisa empírica, os participantes da pesquisa foram orientados a refletirem a respeito de seus gostos musicais e das relações existentes entre a influência da mídia e a formação de suas identidades culturais. Além disso, os jovens participantes tiveram a oportunidade de discutir questões relativas à diversidade cultural e a maneira pela qual os jovens se relacionam com diferentes linguagens e tecnologias em suas práticas culturais e durante atividades de leitura, de escuta e de produção escrita e oral. Os resultados empíricos indicam que a produção de podcast é uma alternativa promissora para incorporar um trabalho educativo com música em sala de aula. Os dados obtidos revelam que esse tipo de atividade oferece espaços interessantes para uso de tecnologias digitais em práticas de ensino, oportunidades novas para estímulo de leitura e produção de texto, além de instigar reflexões sobre critérios estéticos de apreciação artística e proporcionar vivências e trocas entre a diversidade cultural que é constitutiva do contexto de sala de aula.

Palavras-chave: Multiletramentos. Multiculturalismo. Música - Análise, apreciação. Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação.