Resumo

Versão para impressão
O texto digital como processo e a política como regime de enunciação : um estudo de mashups multimodais nas Jornadas de Junho

Rafael Salmazi Sachs

Orientador(a): Marcelo El Khouri Buzato

Mestrado em Linguística Aplicada - 2015

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sa14t


Resumo:
Esta dissertação teve como objetivo mais amplo gerar inteligibilidades acerca da relação entre a cultura digital e a ação política na contemporaneidade, a partir da articulação, no campo da Linguística Aplicada, entre a noção de linguagem digital como processo e o conceito de política como regime de enunciação, que objetiva traduzir em um os interesses de muitos. Como contexto para o estudo, escolheram-se os eventos das Jornadas de Junho de 2013, caracterizadas tanto pela emergência repentina de massivos protestos de rua no Brasil, quanto pela publicação, em sites de redes sociais, de uma grande quantidade de remixes e mashups contendo enunciados políticos a respeito. Compõem o corpus empírico da pesquisa 88 textos verbovisuais desse tipo, publicados no Facebook entre junho e julho de 2013. Entendidos como frutos de percursos de desmontagem e remontagem, e, portanto, de desressemiotização, esses textos foram analisados com base na articulação (proposta como objetivo teórico do trabalho) entre as categorias da Semiótica Social para a multimodalidade e as da Teoria Ator-Rede para translações. Como objetivo empírico, buscou-se descrever os significados representacionais e os percursos de constituição das montagens do corpus, em relação ao regime de enunciação da política. As perguntas de pesquisa foram duas, a saber: (1) quais foram os principais actantes mobilizados nos remixes estudados, e em que tipo de processos semióticos tais actantes apareceram com maior frequência?; e (2) quais foram algumas das operações de ressemiotização empregadas nas desreestabilizações sucessivas das diferentes versões de Brasil e realidade brasileira constituídas nesses textos? Os resultados elencaram as figurativizações mais comuns e os processos representacionais mais frequentes no corpus, em que os manifestantes, a nação brasileira, os políticos e a grande mídia foram os principais actantes representados, em geral, através de processos atributivos simbólicos. Destacou-se, nesse levantamento, a figura do gigante de pedra se levantando no Rio de Janeiro, empregada por muitos como representação unificada do Brasil e dos interesses múltiplos em atuação nas Jornadas. A partir dessa figura, descreveram-se ainda os processos de negociação de affordances para constituição de alguns dos textos analisados, e sua relação com as disputas pelo significado dos acontecimentos das Jornadas de Junho, e pela definição que era "ser brasileiro" no momento dos protestos. Como conclusão, os dados refletem a necessidade de buscar caminhos para compreensões menos deterministas da relação entre política, tecnologias digitais e sociedade, e modos de formação cidadã, no âmbito das mídias digitais, que viabilizem a compreensão de enunciados políticos como fruto de enredamentos semióticos sempre articulados em disputas de interesse, mesmo quando se pretendem neutros.

Palavras-chave: Política e cultura. Ciberespaço - Aspectos políticos. Mashups (World Wide Web). Multimodalidade (Linguística).

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.