Resumo: A presente dissertação analisa o processo de construção literária da formação da mulher-protagonista apresentado no sexto romance de Clarice Lispector, Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Este processo da formação e essencialização de mulheres-protagonistas na obra clariciana começa já em seu primeiro romance, Perto do coração selvagem e se estende para obras posteriores, com a promessa da realização pessoal da protagonista e satisfação dos anseios e expectativas. No caso do romance em estudo, esse processo de formação é acompanhado pelo desenvolvimento de um relacionamento homem/mulher. A dissertação divide-se em três partes. Primeira, uma breve apresentação do geral do livro. Segundo, uma discussão focalizando a formação da mulher pela aprendizagem na sociedade patriarcal. Terceira, uma discussão enfatizando a formação da mulher dentro de um relacionamento homem/mulher. Dessa forma, compreende-se a nova tentativa da autora na escrita feminina e a importância do livro dentro do conjunto da obra clariciana
Palavras-chave: Lispector, Clarice,1920-1977. Uma aprendizagem, ou, O livro dos prazeres - Crítica e interpretação. Lispector, Clarice,1920-1977. Personagens - Mulheres. Mulheres na literatura. Mulheres - Identidade. Relações homem-mulher.