Aprendizagem baseada na investigação : a experiência do NIED/Unicamp na Escola Elza Maria Pellegrini, em Campinas - 2013

Maísa Maryelli de Oliveira

Orientador(a): Maria das Graças Conde Caldas

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - OL4a

Escolas públicas brasileiras têm experimentado novas abordagens pedagógicas, inclusive, por meio de projetos realizados em parceria com universidades. Estas iniciativas buscam desde a apropriação das tecnologias de informação e comunicação por professores e alunos até o desenvolvimento de metodologias que estimulem a reflexão e a autonomia de pensamento. Esta pesquisa objetiva avaliar de que maneira a parceria entre universidade e escola pode contribuir para a melhoria do ensino em geral e de Ciências em particular. Para tanto, analisa atividades de educação pela investigação e, mais especificamente, de robótica pedagógica, coordenadas pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Elza Maria Pellegrini de Aguiar, de Campinas (SP). As atividades foram acompanhadas entre junho e dezembro de 2013. O trabalho configura-se como um Estudo de Caso único (YIN, 2001), de natureza qualitativa, em que foi utilizado o método quantitativo de forma complementar. Foram ainda realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicados questionários de percepção sobre Ciência e Tecnologia e analisados desenhos obtidos através do Draw a Robot Task (DART), teste para conhecer os imaginários das crianças sobre robótica. O corpus foi composto por 128 alunos, de cinco turmas do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental, além de duas docentes e da orientadora pedagógica da Escola. Os resultados indicam que a partir de novos aprendizados adquiridos com a equipe do NIED, as docentes abordaram temas curriculares de modo interdisciplinar e os estudantes foram incentivados a fazer experimentos e a pesquisar em diferentes fontes de informação. Além disso, as atividades do projeto estimularam o estreitamento dos laços entre a Escola e as famílias dos alunos e, também, contribuíram para que estabelecessem conexões entre os conceitos estudados e seu cotidiano. Apesar dos aspectos positivos, foram percebidas algumas limitações. Nas investigações realizadas pelas crianças, por exemplo, as docentes seguiram etapas pré-determinadas, com perguntas prontas e poucas variáveis, contrariando o espírito do projeto. Com relação especificamente ao ensino de robótica, foi possível concluir que os benefícios foram além do aprendizado de conceitos. As aulas contribuíram, também, para o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, de sua capacidade de trabalhar colaborativamente e para o aumento de seu interesse e motivação. Com este trabalho, espera-se encorajar estudos e práticas referentes ao método de aprendizagem baseada na investigação e contribuir para o desenvolvimento de novas parcerias entre universidades e escolas, para melhorar a qualidade do ensino no Brasil.

Palavras-chave: Universidade Estadual de Campinas. Núcleo de Informática Aplicada à Educação. Aprendizagem - Pesquisa. Ciência - Estudo e ensino. Robótica.