O blogging como prática dialógica : relações intergenéricas em reviews de tecnologia

Marcela Lima

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Doutorado em Linguística Aplicada - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - L628b

Esta tese investiga Reviews de Tecnologias, gênero discursivo utilizado por dois blogueiros estudantes da área da Ciência da Computação. O blog por eles idealizado é mantido de maneira independente (sem patrocínios) e visa ao compartilhamento gratuito, via Internet, de informações técnicas, estéticas e funcionais sobre smartphones e tablets. O objetivo geral deste trabalho é discutir, com base na teoria delineada pelo Círculo de Bakhtin, o referido gênero como uma ferramenta relevante para 1. O posicionamento do blog e dos blogueiros (sujeitos-escreventes), perante sua audiência, como 'meio participativo/colaborativo' e 'colaboradores experts em tecnologias móveis', respectivamente; e 2. o engajamento dos blogueiros em práticas enunciativas verbo-visuais que (se) constituem (n)as chamadas Culturas Participativas do Século XXI. Para a realização da pesquisa, foram selecionados os 8 reviews produzidos e publicados entre 23/10/2009 e 31/03/2012, em relação aos quais se procedeu à investigação quanto ao conteúdo temático, estilo e construção composicional. Procurando-se construir uma articulação entre a micro e a macroanálise do objeto de pesquisa, buscou-se explorar dados da situação enunciativa. De modo geral, a análise da forma composicional e do estilo, em sua relação com o todo dos enunciados, permite constatar que, no contexto estudado, o Review de Tecnologias é um gênero repleto de intercalação de vozes de diversas esferas, especialmente a jornalística e a acadêmica.

Palavras-chave: Generos discursivos. Dialogismo. Blogs. Cibercultura. Interatividade.