Resumo

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Relações dialógicas em narrativas

Lucas Vinicio de Carvalho Maciel

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Doutorado em Linguística Aplicada - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - M187r


Resumo:
As relações dialógicas, fenômeno constitutivo da linguagem, podem se apresentar dediversas maneiras, como pretendo mostrar ao analisar algumas redações confeccionadas no âmbito do vestibular Unicamp. Os textos examinados e empregados para exemplificação
dos pontos debatidos provêm de um corpus de pesquisa constituído por 111 redações de
tipologia textual predominantemente narrativa (MARCUSCHI, 2002). São redações eleitas
pela Comissão Permanente para o Vestibular Unicamp como as que melhor atenderam à
proposta de escrita da "narração". Na investigação empreendida, ancorei-me em reflexões
do Círculo de Bakhtin, especialmente expressas nas obras Problemas da poética de
Dostoiévski (BAKHTIN, 1929/1963) e Marxismo e filosofia da linguagem
(BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 1929), a partir das quais proponho analisar as relações
dialógicas considerando os seguintes aspectos: (i) as díspares amplitudes do diálogo
(microdiálogo, diálogo composicionalmente expresso e grande diálogo); (ii) os diversos
modos de orientação da palavra; (iii) as distintas unidades composicionais do discurso
(autoenunciação do herói, discurso do narrador, diálogo entre as personagens); (iv) os
diferentes tipos e variantes de discurso por meio dos quais se textualizam os vínculos
dialógicos. Na apreciação desses aspectos, por vezes, recorro a exemplos de autores
literários, sobretudo a Dostoiévski, a fim de cotejar as explanações do Círculo com os
exemplos de redações dos vestibulandos. Por esse procedimento se nota como as relações
dialógicas podem se assemelhar em função do caráter narrativo tanto das redações como de
obras literárias, mas se possibilita também divisar diferenças na composição e no alcance
das relações dialógicas, ao se confrontar um gênero curto como a redação com gêneros
longos como romances e novelas. Pela análise realizada é destacada uma série de
fenômenos relevantes para o estudo das relações dialógicas, ao se explicitar e detalhar,
através dos quatro aspectos anteriormente apontados, os vínculos e os embates entre a voz
própria e a voz alheia, entre a que cita e a que é citada. Buscando ir além de concepções de
"dialogismo" ou de "relações dialógicas" como uma simples referência de um texto a outro,
ou de uma voz a outra, o presente estudo também permitiu debater a respeito dos conceitos
de "intertextualidade" e de "polifonia" e até mesmo esboçar uma discussão sobre o caráter
literário das redações, considerando-se o modo de organização das relações dialógicas
nesses textos

Palavras-chave: Bakhtin, M. M., (Mikhail Mikhailovitch),1895-1975. Dostoiévski, Fiódor,1821-1881. Dialogismo. Exame vestibular - Redação. Narrativas.

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