Resumo: Esta pesquisa busca refletir sobre questões próprias do aprendizado de leitura e escrita que são, atualmente, interpretadas por profissionais da área clínica como sintomas de uma patologia relacionada ao aprendizado. Para refletir sobre essas questões, apresento o acompanhamento longitudinal de uma criança que frequenta o Centro de Convivência de Linguagens, o CCazinho, localizado nas dependências do Instituto de Estudos da Linguagem IEL/UNICAMP. O acompanhamento de LP, sujeito desta pesquisa, ocorreu entre agosto de 2009 e novembro de 2013. LP foi encaminhado ao CCazinho porque sua professora suspeitava de que ele tivesse Distúrbio de Aprendizagem, uma vez que apresentava problemas para ler e escrever. Ao longo do acompanhamento orientado pelas perspectivas de cérebro, sujeito e linguagem construídas pela Neurolinguística Discursiva, vimos que esta suspeita não se confirma, já que LP conseguiu superar suas dificuldades escolares e desconstruir o estigma de criança com problemas de aprendizado que passou a carregar. Desse modo, esta pesquisa busca, a partir da apresentação da história de LP, debater sobre o excesso de diagnósticos relacionados ao aprendizado que assola as crianças, sobretudo as de escola pública, e analisar o efeito que tais diagnósticos podem ter na vida delas.
Palavras-chave: Fala. Leitura. Escrita. Aprendizagem. Distrubios da aprendizagem - Diagnóstico. Erros de diagnóstico.