Resumo

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Formação continuada no local de trabalho do professor : possibilidades de agência e construção de sentidos para a docência

Paula Baracat De Grande

Orientador(a): Ângela Kleiman

Doutorado em Linguística Aplicada - 2015

Nro. chamada: T/UNICAMP - D364f


Resumo:
A pesquisa tem como objetivo geral conhecer e compreender práticas de letramento formativas do professor em seu local de trabalho. Mais especificamente, a investigação busca identificar e analisar eventos de letramento de formação em reuniões de corpo docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental que, no Estado de São Paulo, eram chamadas de Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). A perspectiva teórica adotada é baseada na abordagem sociocultural dos Estudos de Letramento e na concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin. De caráter qualitativo-interpretativista e de cunho etnográfico, a pesquisa tem como corpus dados gerados em observação participante realizada durante um ano com um grupo de professoras em uma escola pública do interior paulista. Os resultados da pesquisa mostram que as professoras construíram dois tipos de eventos bastante distintos no tempo oficialmente dedicado à sua formação no local de trabalho: um deles, aqui chamado de HTPC-aula, ocorria entre professoras de uma mesma unidade escolar e a coordenadora pedagógica e se aproximava de características interacionais da aula expositiva, seguindo o padrão IRA de interação; o outro tipo de evento, chamado HTPC-oficina, era realizado entre professoras de toda a rede de ensino atuantes em um mesmo ano tendo em vista conteúdos cobrados em avaliações externas dos governos estadual e federal e se assemelhava, em termos interacionais, a uma oficina, em que as professoras encenavam situações e estratégias de ensino de sala de aula. Ao serem colocadas no lugar e na função de formadoras de suas colegas, as professoras adotam a brincadeira, o jogo simbólico, que atualiza os papéis de alunos e professores e dissolve relações de poder que as colocam em papéis assimétricos. As diferenças interacionais nas estruturas de participação de cada tipo de evento, nas relações entre as participantes e em suas identidades construídas na interação têm reflexos nos gêneros mobilizados e nos temas desenvolvidos, no sentido bakhtiniano. Outra prática de formação do professor bastante presente nas HTPCs, principalmente nas reuniões que adotam como modelo de interação a aula, era a leitura de textos dos gêneros de autoajuda e religiosos. Em um contexto cada vez mais complexo para atuação docente, a função da autoajuda e da religião na formação do professor é a de dar sentido à docência, de construir alternativas possíveis nos limites postos pela realidade onde realizam suas funções. Os resultados obtidos na pesquisa podem contribuir para que formadores de professores (re)pensem sua atuação na formação docente inicial e continuada e para o (re)planejamento de políticas públicas que têm em vista o professor

Palavras-chave: Professores - Formação. Educação permanente. Letramento - Estudo e ensino (Superior). Ambiente de trabalho.

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