Resumo

Versão para impressão
Utopia e modernismo na Carta del Carnaro : reflexões sobre o desenho de um novo ordenamento para o Estado Livre de Fiume

Daniela Spinelli

Orientador(a): Carlos Eduardo Ornelas Berriel

Doutorado em Teoria e História Literária - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sp46u


Resumo:
Esta tese de doutorado, cujo objeto de investigação é a Carta del Carnaro, escrita por Gabriele D'Annunzio e Alceste De Ambris, analisa os aspectos utópicos, literários e modernistas da constituição fiumana. À luz da fortuna crítica e historiográfica, pretende-se refletir sobre a novidade formal que esse ambicioso projeto apresenta no panorama político moderno. O problema desloca-se para o exame das relações entre matéria histórica e forma literária. Afinal, a Grande Guerra parece reorientar as pesquisas formais desenvolvidas pelas vanguardas italianas, a partir do instante em que a política se torna o tema central. A ambição deste trabalho é avaliar de que maneira os acontecimentos históricos, que marcaram a geração que viveu a experiência da Grande Guerra, fornecem subsídios para que compreendamos os rumos das vanguardas italianas e o modo como a formalização estética de seus ideais transformou a Itália do início do século XX em um laboratório político.

Palavras-chave: D'Annunzio, Gabriele, 1863-1938 - Crítica e interpretação. De Ambris, Alceste,1874-1934 - Crítica e interpretação. Utopias. Modernismo (Estetica) - Itália. Sindicalismo - Itália - História - Séc. XX.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.