O que motiva alunos adultos a aprender inglês como língua estrangeira : um estudo Q

Jaime Alexander Castellanos Trujillo

Orientador(a): Linda Gentry El-Dash

Mestrado em Linguística Aplicada - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - C276q

Este trabalho apresenta uma investigação acerca das opiniões de alunos brasileiros, adultos, profissionais, que fazem aula particular de inglês sobre o que os motiva a aprender a língua inglesa como LE. Apresentamos inicialmente a trajetória da pesquisa, seguida de uma revisão teórico-metodológica. Valemos-nos da Metodologia "Q", que usa instrumentos de pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, realizando três grupos focais e seis entrevistas individuais, com alunos adultos profissionais que fazem aula particular de inglês na cidade de Campinas, SP. Da discussão de tais grupos focais e da literatura relacionados a esta área de pesquisa obtivemos 183 opiniões (assertivas), das quais selecionamos 52, que conformaram a nossa Amostra "Q". Posteriormente, 29 alunos participaram da Distribuição "Q", comunicando seu grau de concordância e/ou discordância com as assertivas, através da hierarquização das mesmas no programa FLASHQ Offline v.1.0. Uma vez feito isto, fizemos uma análise estatística e fatorial, usando o software PQ Method v.2.3.1, que gerou quatro perfis altamente correlacionados; no entanto, cada um deles com um foco diferente e, em consequência, motivado por diferentes aspectos. Os resultados mostram que os doze alunos do perfil 1, focados no conteúdo linguístico, valorizam o conteúdo das aulas, a leitura e a reescrita, mas especialmente a precisão. Sentem-se motivados para continuar com o seu aprendizado uma vez que conseguem se expressar apropriadamente. Os cinco alunos do perfil 2, focados nas dificuldades do aprendizado, reconhecem a importância de produzir e usar a LE corretamente, mas percebem muitos problemas para fazê-lo e, com frequência, sentem-se frustrados porque usualmente não o conseguem, mostrando-se inseguros para produzir na LE. Os quatro alunos do perfil 3, focados no uso da LE, veem-na como uma ferramenta que deve ser usada, seja para a obtenção de um emprego melhor ou para comunicação de ideias no mundo real; porém, não se preocupam com a precisão. Finalmente, os quatro alunos do perfil 4, focados nas condições de aprendizado, centralizam sua atenção em um ambiente agradável, livre de pressões, que ofereça atividades e dinâmicas relevantes para a sua vida.

Palavras-chave: Lingua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros. Aprendizagem de adultos - Campinas (SP). Metodologia Q. Motivação na educação. Ansiedade.