Resumo

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You tell stories, we click on them : ciberliteratura(s) e novas experiências na criação de histórias

Ana Flora Schlindwein

Orientador(a): Denise Bertoli Braga

Doutorado em Linguística Aplicada - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sch39d


Resumo:
As inovações tecnológicas das últimas décadas (juntamente com alterações sociais, políticas e econômicas) tornaram possíveis inúmeras mudanças no campo da comunicação humana. As relações entre som, texto e imagem têm sido reconfiguradas nos espaços multimidiáticos (JEWITT, 2005), assim como a participação do leitor, que passa a ser também (co)produtor. Frente a esse panorama, Snyder (2010) comenta que apenas uma teoria em particular não é capaz de explicar a complexidade, a variedade, a riqueza e a novidade presentes no uso das mídias atuais em um contexto social tão líquido como o contemporâneo (BAUMAN, 2003). Tendo como objetivo geral analisar as diferenças existentes (ou não) entre produções de narrativas digitais (ou ciberliteratura) e materiais impressos tradicionais, e como objetivo específico entender que demandas de leitura podem ter surgido a partir de novas experiências literárias no campo da ciberliteratura, este trabalho inicia seu percurso abordando visões difundidas por várias mídias (filmes, livros, músicas, jogos de videogame etc) sobre a relação homem-tecnologia. Essa abordagem se faz necessária por acreditarmos que a leitura é uma prática socialmente situada (COPE, KALANTZIS, 2000) e a formação de leitores deve englobar reflexões que problematizem, por exemplo, discursos dicotômicos (e.g. homem x máquina, utopia x distopia) que circulam em nossa sociedade. Esta tese adota uma perspectiva interdisciplinar, entendida como a mais adequada para tratar de um tema tão multifacetado como é o da ciberliteratura. Conceitos como o de hibridização, proposto por Santaella (2003; 2007), de remidiação, na linha delineada por Bolter e Grusin (2000), de hipertexto (LANDOW, 2006), de multiletramentos (COPE, KALANTZIS, 2000), de ciberliteratura (HAYLES, 2009) e de narrativa transmídia, desenvolvida por Jenkins (2008), formaram a base teórica desta pesquisa, mostrando- se essenciais no entendimento sobre os processos de reconfiguração tanto das linguagens quanto dos leitores. Nesta tese, tais conceitos foram trabalhados através da análise do projeto We tell stories da filial britânica da editora Penguin que, visando à promoção dos seus autores e de obras impressas do seu catálogo, concebeu uma proposta inovadora: usar diferentes tipos de mídias e plataformas para contar histórias que incluíssem diversos níveis de interação com o leitor (em algumas dessas histórias o leitor tinha o poder de mudar a sequência de eventos). A análise do projeto levou a conclusão de que, embora ainda existam pontos de tangência entre as produções impressas e as narrativas ciberliterárias, há novas maneiras de se contar histórias, e essas novas produções demandam a formação de um novo tipo de leitor ¿ o ciberleitor multiletrado.

Palavras-chave: Cibercultura. Multiletramentos. Hibridismo. Comunicação e tecnologia. Literatura.

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