Currículo estadual paulista para língua portuguesa no ensino médio (2008-2012) : descrição e análise do documento oficial e dos "cadernos do professor"

Fernanda Félix Litron

Orientador(a): Roxane Helena Rodrigues Rojo

Doutorado em Linguística Aplicada - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - L715c

No ano de 2008, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo propôs uma reforma pedagógica a ser implantada de forma imediata em todas as escolas da rede pública estadual. Tal reforma apresentava um novo currículo para as disciplinas do Ensino Fundamental e Médio, conhecido como Proposta Curricular do Estado de São Paulo (PCESP). Esta é apoiada e subsidiada por outros materiais pedagógicos publicados concomitantemente à sua implantação, tais como: documentos de apoio aos diretores e coordenadores para que estes se tornem "líderes" na implantação do currículo; cadernos bimestrais de orientação para o professor, bem como vídeos e cursos de apoio sobre a fundamentação teórica de sua disciplina; e, finalmente, cadernos bimestrais para o aluno executar tarefas segundo o caderno do professor. Nossa pesquisa analisa tal currículo da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (2008), examinando mais atentamente a proposta para a disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Médio, tendo como base, para isso, os conceitos de currículo e reforma, de Lessard (2008), Pacheco (2003) e Silva (1999), a abordagem da história das disciplinas escolares (cf. CHERVEL, 1990) e especificamente da disciplina de Português no Ensino Médio, e relaciona tal proposta curricular aos demais documentos referenciais brasileiros (BRASIL, 1999, 2002, 2006). A partir da perspectiva metodológica, em Linguística Aplicada, de análise documental de caráter interpretativista, esta pesquisa descreve e analisa, além do documento curricular, os materiais complementares desse currículo, intitulados Cadernos do Professor, que se apresentam como recomendações didáticas ao professor e atividades prescritas aos alunos, elaboradas especificamente para a realização do currículo em sala de aula. Por meio de nosso mapeamento e descrição, pudemos comprovar que a Proposta Curricular se apresentou como um currículo centralista, que tende ao modelo racional técnico e é caracterizado pela presença de consultores externos que delegam ao professor a tarefa da aplicação de um modelo pronto. Ainda, os Cadernos do Professor tomam o lugar da implementação do currículo pelo professor no contexto da prática, já que as orientações metodológicas presentes nesse documento preveem todos os passos que ele deverá seguir. Nossos resultados também apontam para as diferentes "camadas sucessivas" constituintes das disciplinas escolares como produto da história, sobrepostas nos objetos de ensino prescritos pelo currículo paulista, por meio da seleção e organização de conteúdos, das nomenclaturas criadas para eixos e categorias e pelos tipos de atividades propostas pelo Caderno do Professor. Tais elementos chegam a gerar conflitos epistemológicos entre teorias vigentes no ensino de Português dos anos 1970, 80 e 90 presentes nos Cadernos e ainda, de métodos e terminologias que remontam a tradição e origem desse ensino no século XIX.

Palavras-chave: Ensino - São Paulo (Estado)- Currículos. Língua portuguesa - Estudo e ensino. Ensino médio. Políticas públicas.