Resumo

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Sentido-sujeito-espaço : (des)limites da espacialidade em Cinema, aspirinas e urubus

Eduardo Alves Rodrigues

Orientador(a): Lauro José Siqueira Baldini

Doutorado em Linguística - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - R618s


Resumo:
Neste trabalho, analisamos o funcionamento discursivo que significa o processo de conformação da espacialidade na/pela materialidade simbólica do longa-metragem brasileiro Cinema, aspirinas e urubus (GOMES, 2005). Mobilizamos o quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso (PÊCHEUX, ORLANDI, LAGAZZI etc.), dialogando com outros campos do conhecimento (LACAN, DIDI-HUBERMAN, XAVIER, COMPARATO, ZIZEK etc.), para compreender como esse processo está relacionado, pela materialidade histórica do gesto de interpretação responsável pela montagem do longa, a processos de subjetivação, produzindo efeitos como recortes e redivisões da espacialidade, da subjetividade e do social, sobretudo da espacialidade e do social brasileiros. Metodologicamente, forjamos um dispositivo de leitura discursiva operado sobre recortes constituídos a partir deste e de outros materiais, visando à restituição de certas condições de leitura e da materialidade híbrida específica do longa-metragem, reportando-o a algo de sua exterioridade constitutiva, identificando modos de atualização da memória discursiva, portanto, funcionamentos que direcionam mas que também fazem divergir a significação da relação entre espacialidade, sujeito e o social. A análise nos permitiu concluir que os efeitos de sentido produzidos pelas discursividades em funcionamento no longa-metragem constroem forte evidência da polarização da espacialidade cenográfica remetida, sobretudo, à espacialidade brasileira (sertão nordestino miserável inóspito x sudeste civilizado exemplar). Contudo, este funcionamento ideológico não estanca a equivocidade constitutiva do simbólico na relação com o real da história, a contradição. Dessa maneira, o longa-metragem se constitui enquanto narratividade que opera, ao mesmo tempo, certa abertura da significação da espacialidade ali conformada e, em decorrência, de relações do sujeito com o real, afetando assim o processo de historicização da realidade social, sobretudo brasileira, para o(s) sujeito(s) ali representado(s). Palavras-chave: Análise de Discurso; espacialidade; sujeito; efeito de sentido; Cinema, aspirinas e urubus.

Palavras-chave: Gomes, Marcelo, 1963-. Cinema, aspirinas e urubus. Espaço (Arte). Efeitos de sentido (Linguística). Análise do discurso.

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