A relevância referencial da dêixis discursiva na interação entre sujeitos afásicos e não afásicos : intersubjetividade e remissão anafórica

Natália Luísa Ferrari

Orientador(a): Edwiges Maria Morato

Mestrado em Linguística - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - F412r

Este trabalho busca caracterizar o funcionamento da dêixis discursiva (DD), criadora de um foco de atenção comum pela remissão anafórica a conteúdos contextuais (Marcuschi, 1997; Cavalcante, 2003), em interações entre sujeitos afásicos (sujeitos com alterações de linguagem decorrentes de episódios neurológicos) e não afásicos participantes do Centro de Convivência de Afásicos (CCA) da UNICAMP. Nosso interesse nesse contexto interativo deve-se à abordagem do processo dêitico e do anafórico feita pela Afasiologia Linguística: a produtividade do primeiro é considerada uma estratégia meramente compensatória para o déficit de seleção lexical dos sujeitos afásicos (Lehrer, 1974 apud Varley, 1993; Crystal, 1984; Goodglass, 1993), ao passo que o segundo, associado à ideia de continuidade referencial restrita à coindexação um termo ao seu antecedente explícito, é tomado como uma operação cognitiva perturbada em decorrência da lesão cerebral (Caplan e Rigalleau, 2004; Edwards e Varlokosta, 2007). Concebendo os processos referenciais tal como o fazem os estudos textuais-interativos de orientação sociocognitivista (Marcuschi, 2001; Koch, 2002; Mondada e Dubois 2003 [1995]), tivemos por objetivo: i) analisar a função dêitica e a anafórica da DD, atentando para as semelhanças e diferenças entre sujeitos afásicos e não afásicos, e ii) qualificar o funcionamento desse processo referencial no contexto de fala em interação escolhido a partir de seus aspectos característicos observados. Para cumprir tais objetivos, constituímos um corpus de 10 episódios conversacionais dos quais participam afásicos e não afásicos, pela observação de registros audiovisuais de 22 encontros do grupo e da seleção e transcrição de fragmentos conversacionais, baseada no sistema de notação proposto por Morato et al (2011). Esse sistema, que destaca a multimodalidade característica da fala em interação, nos permitiu observar a atuação de recursos verbais e não verbais na construção referencial. Observamos a ampla emergência da DD por dêiticos demonstrativos em função substantiva, especialmente na fala dos sujeitos afásicos, ao passo que na dos não afásicos, houve a presença de nomes conceituais na expressão referencial dêitica. Nesse processo, também compareceram recursos indiciais não verbais, tais como o gesto de apontar e o direcionamento corporal e do olhar, conforme já observara Vezali (2011), cuja carência descritiva não lhes retira a função de referir, mas qualifica a complexidade da referenciação da DD, responsável por chamar a atenção para elementos relevantes do cenário (Hanks, 2008). Além disso, ao contribuir para a construção do foco discursivo, a DD atua na construção argumentativa e tópica do texto conversacional.

Palavras-chave: Gramatica comparada e geral - Deixis. Referenciação (Linguística). Afasia.