A literatura no ensino médio: os gêneros poéticos em travessia no Brasil e na França

Cynthia Agra de Brito Neves

Orientador(a): Maria Viviane do Amaral Veras

Co-orientador(a): Jean-François Massol

Doutorado em Linguística Aplicada - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - N414L

Esta tese, inserida na área da Linguística Aplicada, em especial, em Linguagens e Educação Linguística, procura discutir historicamente o ser ou não ser gêneros literários e poéticos como gêneros discursivos/textuais, traçando uma discussão teórica com Bakhtin (1990, 2003), Bosi (2000), Combe (1992), Eagleton (1997, 2012), Genette et al (1986), Macé (2004), Marchuschi (2008), Nancy (2004), Schaeffer (1989), Siscar (2010), Soares (2001) e Tezza (2006). Em seguida, a pesquisa assume a perspectiva de uma LA transdisciplinar de acordo com Cavalcanti (1998), Celani (1998), Fabrício (2006), Kleiman (1998), Rajagopalan (2006), Rojo (2006) e Signorini (1998), bem como indisciplinar (Moita Lopes, 1998, 2006) e transgressiva (Pennycook, 2006), com o objetivo de buscar raízes e vínculos transversais com a França, heranças e influências da pedagogia francesa na formação do nosso ensino secundário, sobretudo no século XIX, quando o Colégio Pedro II, a escola modelo, era referência nacional e importava seu currículo dos lycées franceses (Razzini, 2000). Além do Colégio Imperial, fazem parte desse legado também as Congregações Maristas, os Liceus e a Escola Normal. A partir de então, a tese investiga o ensino de Literatura na contemporaneidade, destacando a presença dos gêneros poéticos em currículos e avaliações oficiais estabelecidos pelo Ministério da Educação do Brasil. Nessa etapa da pesquisa, reivindicamos o lugar dos gêneros literários e poéticos nos documentos oficiais que regem o ensino médio nacional. Contrastamos também as avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Baccalauréat (bac) francês, sempre atentando para o tipo de formação (competências e habilidades de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias) que se almeja dos alunos nessa faixa de escolaridade. Como etapa final, a pesquisa de campo, em consonância com a metodologia de geração de registros e análise crítica dos dados (Moita Lopes, 1994), uma pesquisa qualitativa, subjetivista e interpretativista, de cunho etnográfico (Kleiman, 1998), a partir da observação de um total de 90 horas de aulas de Língua Materna, no Brasil e na França, fazendo-se uso da triangulação: i) o diário de classe e o journal de bord; ii) o questionário dos professores; iii) as avaliações orais e escritas. Na análise do corpus selecionado, atentou-se para currículos e avaliações do Ensino Médio em contraste no Brasil e na França, isto é, observou-se como o ENEM e o bac são trabalhados com os alunos cá e lá; como se realiza o ensino/aprendizagem ¿ seja através da leitura em voz alta ou da escrita ¿ dos gêneros poéticos em sala de aula. Constatou-se que, por detrás dos muros dos lycées franceses e das escolas brasileiras, há muito mais semelhanças nas práticas pedagógicas que diferenças. Tanto cá quanto lá, os alunos procuram burlar os formalismos poético e institucional ao se interessarem pela pessoa do poeta, ao soltarem a voz no rap de protesto, ao interpretarem Rimbaud à sua maneira, ao escreverem poesias com palavras vulgares, ao se deixarem tocar pelo discurso poético: ao (se) ler, (se) dizer, (se) escrever, o aluno-leitor de poesias se coloca no mundo.

Palavras-chave: Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil). Literatura - Estudo e ensino. Gêneros literários - Poesia.