Resumo: Nossa pesquisa consiste em discutir determinados elementos presentes no Orator ¿ obra de Marco Túlio Cícero, orador romano do séc. I a.C. ¿ que tratam da questão do ritmo como fator integrante do discurso oratório. Escrito no ano 46 a.C. e constituindo o seu último grande tratado de Retórica, o livro trata dos requisitos do orador ideal, entre os quais prevalece o domínio dos elementos rítmicos da prosa. Concentrar-nos-emos mais detidamente na composição rítmica do período oratório, desde sua formulação grega, passando pela sua construção no mundo romano até sua constituição em Cícero. Discutiremos as questões mais relevantes acerca dos principais recursos estéticos que concorrem para sua composição, como, por exemplo, as cláusulas métricas e os demais elementos prosódicos, como o acento, que viabilizam sua elaboração. Tencionamos, com isso, descobrir até que ponto as inferências do orador romano sobre o período oratório podem ser analisadas sob a ótica de um paradigma linguístico moderno, especificamente, a fonologia métrica e a fonologia prosódica, e de que modo suas reflexões podem contribuir para a compreensão da língua latina no que tange ao seu aspecto prosódico.
Palavras-chave: Retórica. Prosa ritmica. Periodo oratório. Fonologia prosódica.