Museus e centros de ciência : gestão, educação e sociedade - Catavento, Sabina e Museu Exploratório de Ciências

Adriana de Lima Barbosa

Orientador(a): Carolina Cantarino Rodrigues

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - L628m

O interesse crescente pela Ciência revela a importância das instituições museais de Ciência e Tecnologia por suas características educacionais, motivacionais e lúdicas. Nos últimos dez anos, se observa a ampliação da produção científica brasileira e sua projeção no cenário internacional. Esta realidade vem se refletindo na formulação de políticas públicas nacionais para a área de CT&I, com importantes reflexos na academia e no setor privado, embora em menor grau. No âmbito da formação da cultura científica, verifica-se, porém, um real, mas tímido crescimento de iniciativas museológicas dinâmicas (hands on), com o intuito de atrair e despertar o interesse da CT&I na sociedade, em especial, crianças e adolescentes. Embora o discurso nacional aponte para o potencial estratégico da CT&I para o desenvolvimento do país, a educação científica e tecnológica ainda deixa muito a desejar, como pode ser constatado pelos resultados negativos de pesquisas internacionais e nacionais nas áreas de Ciências, Matemática e Leitura (PISA, 2012 e Prova ABC, 2012). Qual seria, portanto, a contribuição dos centros e museus de ciência na educação científica brasileira; suas características e atuação para a formação de uma cultura científica nacional? Como acontecem os processos de criação e de gestão dessas instituições e de que forma elas se articulam com as políticas públicas municipais? Para melhor compreender essas dinâmicas e a interface das instituições museais com os setores educativo, político, administrativo e social, esta pesquisa examina três diferentes propostas de museus, considerando seus aspectos educativos e lúdicos, assim como a natureza administrativa-financeira. Trata-se de um estudo de caso múltiplo (YIN, 2005), de natureza qualitativa. As instituições selecionadas estão localizadas no Estado de São Paulo, polo científico brasileiro que mais concentra recursos e pesquisas. São elas: Catavento Cultural (vinculação estadual, localizado em São Paulo capital), Sabina Escola Parque do Conhecimento (municipal, em Santo André) e Museu Exploratório de Ciências (universitário-Unicamp, em Campinas). Resultados da pesquisa apontam a necessidade de melhoria na gestão administrativa e financeira; a importância relativa dos museus na educação científica; a baixa diversidade de ações pedagógicas junto ao público e aos professores; a baixa exploração dos museus como equipamentos públicos integrados às cidades; e a dificuldade em promover a acessibilidade em todas as suas formas. Por outro lado, constatou-se, grande nível de aprovação do público por estes espaços de educação não formal.

Palavras-chave: Comunicação. Museus de ciência. Divulgação científica. Educação. Gestão organizacional.